12h30min - 16 de Dezembro de 2014 Atualizado em 12h30min

Candidatos elogiam organização e agilidade na realização do concurso público da Unimontes

O processo seletivo irá definir docentes para atuar na instituição. A Universidade recebeu 4.503 inscrições para este concurso, com a oferta de 637 vagas

Um dos maiores concursos públicos para docentes do Brasil está em andamento, desde o último dia 10 de dezembro, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As provas de conhecimento para o preenchimento de cargos da carreira de professor de Educação Superior da Unimontes vêm sendo aplicadas no prédio 1 do campus-sede, com 30 salas à disposição – além do auditório do prédio 6. Em situações de necessidade, a comissão organizadora utiliza salas de outros centros de ensino.

A Universidade recebeu 4.503 inscrições para este concurso, com a oferta de 637 vagas. São 421 bancas examinadoras com seis professores em cada – três titulares e três suplentes (entre um e dois docentes convidados de outras instituições de ensino superior). O concurso contempla os 27 departamentos da Unimontes.

Cerca de duas mil pessoas estão diretamente envolvidas para a operacionalização do processo seletivo, entre professores das bancas, organizadores, pessoal de apoio, logística, segurança, porteiros e motoristas. Os trabalhos iniciam, todos os dias, das 7h às 23h30. Em 48 horas após a realização das provas, os resultados preliminares e a abertura de recursos são publicados no portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos: www.cotec.unimontes.br.

Candidatos

“Estou surpreso com a velocidade nas correções das provas e com a boa condução dos trabalhos. Recentemente, participei de quatro concursos em instituições federais e não vi uma organização tão boa quanto esta montada pela Unimontes. Retificações mínimas foram feitas no edital e de forma pontual. Minhas perspectivas são boas e espero garantir uma vaga”, afirmou Taffarel Brant Ribeiro. Doutorando em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o jovem é natural de Patos de Minas e concorre a vaga na área de computação.

Outro candidato que faz planos para integrar o quadro de docentes da Unimontes é Luiz Ricardo Fernandes da Costa, licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). “Faço doutorado na própria UFC e tento aqui na Unimontes uma vaga na área de Geomorfologia. Gostei da comunicação feita, da divulgação dos conteúdos e estou considerando o processo e o ambiente bem tranquilos. Não verifiquei nenhum problema sério e espero que ao final dê tudo certo”, analisou.

Já o montes-clarense Vinícius Dias Rodrigues quer ser professor da instituição que se graduou. Concorre à vaga para se tornar docente no curso de Educação Física da Unimontes. “Fiz inscrição para duas áreas e espero garantir uma vaga. A estrutura montada aqui no campus ficou excelente, o que facilita a realização das provas”, disse o candidato.

Bom andamento

Professor do departamento de Parasitologia e pesquisador do Laboratório de Leishmanioses da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos examinadores no concurso da Unimontes, João Carlos França da Silva também avalia positivamente a organização e o bom andamento dos trabalhos. “A partir da Unimontes, Montes Claros se tornou um pólo educacional importante. E a organização para a realização deste concurso demonstra ainda mais a competência e transparência da instituição, o que reforça que estes são realmente diferenciais dessa universidade que tanto admiro".

Presidente da Comissão Especial do Concurso Público da Unimontes, o professor Claudionor Barros informou que, até o momento, as ações seguem de forma organizada com a efetiva lisura e transparência em todo o processo. “O balanço até agora é positivo com número reduzido de desistentes. A comissão e toda equipe trabalham no sentido de garantir boa estrutura e organização para os candidatos”, disse.

Estes exames serão aplicados até o próximo domingo (21/12). Em janeiro e fevereiro (de 19/01 a 20/02), serão aplicadas as provas didáticas, com a submissão dos candidatos às bancas examinadoras – com a entrega da documentação referente à prova de títulos. A Unimontes recebeu inscrições de candidatos de 20 estados e até de brasileiros que residem no exterior.

Para mais informações, a Comissão Especial do Concurso disponibiliza o telefone: (31) 3229-8246.