Copa do Mundo

15h21min - 27 de Junho de 2014 Atualizado em 15h24min

Caravana chilena chega a Belo Horizonte para acompanhar o jogo contra a seleção brasileira

Os torcedores sem ingressos para a partida deste sábado (28/06), no Mineirão, pretendem ir à Fan Fest. Chilenos aproveitam o tempo livre para conhecer a capital mineira

Os primeiros integrantes da caravana Santiago-Brasil 2014 começaram a desembarcar em Belo Horizonte na noite desta quinta-feira (26/06). Vindos de São Paulo, onde a seleção chilena enfrentou a Holanda na última segunda-feira (23/06), eles estão em Minas para empurrar La Roja no duelo decisivo contra o Brasil, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Os torcedores partiram da capital chilena no dia 5 de junho rumo a Cuiabá, local da primeira partida da equipe do técnico Jorge Sampaoli. Em seguida, foram para o Rio de Janeiro e para a capital paulista, antes de chegar a Belo Horizonte, com o desejo de que não seja a última parada antes da volta para casa.

Acampado no Parque Lagoa do Nado, Juan Díaz está há 22 dias na estrada com dois filhos e um sobrinho acompanhando cada passo de ‘La Roja’. Divididos entre o carro e uma barraca, o colchão furado e a presença de formigas não foram empecilhos para passar tranquilamente a primeira noite em solo mineiro. Durante o dia, o objetivo é ir à Toca da Raposa II para apoiar a seleção chilena.

O planejamento para a jornada teve início logo que o Chile conquistou a classificação para o Mundial. Um ano depois, eles começaram a percorrer o caminho até o Brasil, que, de acordo com os torcedores, foi bastante tranquilo, apesar dos caminhões pela estrada. Na travessia da Cordilheira dos Andes, a caravana se dividiu. “Nós optamos por entrar na Argentina passando por Mendoza. A maioria dos outros carros optaram por seguir pelo norte do Chile, um caminho bastante sinuoso, onde a altitude chega a 5.200 metros de altitude”, contou Juan.

O filho dele, Michel Díaz, comenta outro momento de dificuldade enfrentado na viagem, quando foram barrados por policiais argentinos. “Tivemos que tirar todos os enfeites do carro e trocar a bandeira do Chile pela da Argentina. Acho que eles temiam alguma represália por parte dos torcedores deles”, explicou.

E quando o assunto é enfeites, o carro de Juan Diaz é um verdadeiro espetáculo. O veículo foi todo personalizado com as cores chilenas. Os bancos e retrovisores tinham a estampa da bandeira, assim como uma placa de led instalada no teto do carro. No capô, uma bandeira bordada com o nome do país chamava a atenção. O Investimento foi alto. “Gastamos ao todo cerca de 800 dólares com a ornamentação do carro. Deu um pouco de trabalho, mas o resultado foi ótimo”, destacou.

Pela primeira vez no Brasil, os torcedores dizem ter achado o Rio de Janeiro uma ótima cidade. “O Cristo Redentor é o que vi de mais bonito até agora. Gostaria de ter conhecido o Pão de Açúcar, mas não foi possível”, lamenta. Em Belo Horizonte, eles estão curiosos para conhecer os atrativos da cidade. “Tivemos pouco tempo até agora, mas quero conhecer melhor a capital e as tradições mineiras”, garantiu.

No comboio de 800 veículos, eles contavam com o apoio de outros três carros de amigos, que desistiram da viagem em São Paulo por não terem ingresso para o jogo deste sábado e retornaram a Santiago. “Muitos voltaram por não terem adquirido os tickets. Nós prosseguimos, vamos até onde o Chile for. Inclusive, esperamos voltar a Belo Horizonte no dia 8 de julho para a semifinal”, afirmou.

Sem ingressos para a partida de amanhã, o grupo pretende ir à Fan Fest acompanhar o jogo e ver um pouco da animação do público mineiro em tempos de Copa. As projeções para o resultado da partida são positivas. “Venceremos por 1 a 0 e estará ótimo. O objetivo é a classificação”, disse Michel.

São esperados cerca de 800 veículos, especialmente motorhomes, e três mil chilenos para o jogo deste sábado. Para receber os turistas, foram definidos três locais: o Parque Ecológico Lagoa do Nado e o Parque Ecológico da Pampulha, além do empreendimento Mega Space, situado em Santa Luzia. Mapas estão sendo distribuídos para orientar os visitantes nos postos da Polícia Rodoviária Federal nas principais entradas da cidade e nas rodovias BR-381 e a BR-040.

Para abrigar os chilenos

Localizado a cerca de 4 km de caminhada do Mineirão, o Parque Ecológico Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, tem capacidade para acomodar cerca de 90 veículos, entre carros, trailers e motorhomes. O parque oferece estrutura de banheiros, acesso à internet wi-fi, iluminação, pontos de energia e serviço de limpeza.

Já o Parque Ecológico da Pampulha está a uma distância de 3,1 km do Mineirão. O estacionamento do local tem capacidade para abrigar cerca de 120 veículos pequenos ou 50 trailers e motorhomes ou ônibus, e também vai atender à demanda dos visitantes. A hospedagem nos parques Lagoa do Nado e Pampulha são gratuitas. A Polícia Militar e a Guarda Municipal vão realizar a segurança nos locais.

O Mega Space, localizado em Santa Luzia, conta com infraestrutura de praça de alimentação, banheiros, iluminação, serviço de limpeza, internet e segurança. A área para estacionamento dos veículos é de 110 mil m² e pode acomodar até mil motorhomes. O valor para hospedagem, de acordo com a empresa gestora do espaço, será feito em pacotes de conforme o tempo de permanência no local.