15h22min - 01 de Março de 2011 Atualizado em 07h24min - 30 de Junho de 2013

Carnaval de Minas Gerais oferece diversas opções para o turista

BELO HORIZONTE (01/03/11) - Para quem quer aproveitar feriados prolongados ao longo do ano, Minas Gerais tem várias opções. Especialmente no Carnaval, o turista pode contar com alternativas que vão desde a folia das Cidades Históricas ao sossego dos hotéis fazenda. Em todas as regiões do Estado, o visitante pode escolher a melhor opção para os dias de folga, com a certeza de que terá à disposição gastronomia farta, paisagens exuberantes e histórias encantadoras para conhecer. A animação está garantida durante os cinco dias das festividades do Momo.

Para o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, o Carnaval promove o desenvolvimento turístico e a geração de emprego e renda aos municípios mineiros. “Grandes eventos como este fomentam o comércio, movimentam a rede hoteleira, os restaurantes, os bares e estimulam o setor de prestação de serviços”, revela. O secretário afirma ainda que “em quaisquer dos segmentos turísticos, seja natureza e aventura, cultura e história ou romance e bem estar, o visitante se sente em casa. O mineiro sabe como ninguém receber seus visitantes”. A Secretaria de Estado de Turismo preparou algumas dicas para o visitante que quer curtir a folia mineira.

Folia histórica

O projeto Carnaval das Cidades Históricas, lançado em janeiro, está em sua terceira edição. Sabará, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina se unem mais uma vez para promover um Carnaval à moda antiga. Este ano, os municípios esperam aumentar a taxa de ocupação hoteleira, que registrou taxas de 90% nos anos anteriores.

Agostinho Patrus Filho explica que o Carnaval das Cidades Históricas prioriza desfiles de blocos caricatos, marchinhas carnavalescas, shows com artistas locais e manifestações artísticas peculiares a cada município. “A festa faz um resgate às tradições mineiras. Foliões de todas as idades vêm de várias regiões do país para vivenciar a folia momesca com segurança, conforto e ainda desfrutar do cenário histórico, artístico e cultural que essas cidades oferecem”, afirma.

Badalação

Consolidado como um dos carnavais mais badalados do Estado, o Carnaval de Pompéu – a 170 km de Belo Horizonte – é organizado em parceria entre a prefeitura e o bloco Reduto. A brincadeira de amigos entrou para o calendário de eventos da cidade e recebe cerca de 40 mil foliões no feriado prolongado. O organizador da festa, Reinaldo Valadares, adianta que “o lema é 120 horas de curtição em cinco dias. A festa do bloco começa às cinco da tarde e vai até a manhã do dia seguinte”, adianta. A programação do Carnaval em Pompéu conta com boate, trios elétricos e shows com famosas bandas e duplas sertanejas.

No Sul do Estado, a badalação tem endereço certo, o município de Capitólio. A prefeitura municipal calcula receber aproximadamente 40 mil visitantes nos cinco dias de Carnaval. A secretária de Turismo, Fabiana Melo, diz que “a procura pelos meios de hospedagem é grande neste período. Por isto, aconselhamos que o visitante se informe no Centro de Informação ao Turista sobre a capacidade da rede hoteleira da região”, aconselha. O telefone é o (37) 3373-1977. A dica é alternar a folia noturna o descanso durante o dia. A região é rica em atrativos naturais, como as cachoeiras Lagoa Azul, Lobo, Trilha do Sol e os passeios náuticos.

Brincabelô

A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo cerca de R$ 1,5 milhão para atrair um público estimado em 350 mil pessoas durante a Folia do Momo em 2011. A novidade é que, a partir deste ano, a festa acontece no Boulevard Arrudas. O Desfile das Escolas de Samba acontecerá na avenida dos Andradas, no trecho entre os viadutos Santa Tereza e Floresta, bem no coração da cidade.

Além dos desfiles de samba, o público poderá participar de aproximadamente 60 eventos, entre bailes infantil, adulto e 3ª idade, shows, concursos de fantasias, homenagens aos sambistas e blocos caricatos.

Tranquilidade

Lavras Novas, Milho Verde, Carrancas, Santana do Riacho, Santana dos Montes. Esses são apenas cinco dos inúmeros destinos mineiros que aliam descanso e tranquilidade para quem não quer nem chegar perto da folia. Seja num hotel fazenda, numa pousada cercada pelas belezas naturais dos Parques Estaduais e Nacionais, como a Serra do Canastra, Pico do Itacolomi, Serra do Cipó, dentre outros, o visitante que optar pela tranquilidade tem em Minas Gerais destino certeiro.

A esteticista Carolina Rigueira escolheu passar os dias de folia em uma pousada localizada na Serra do Cipó. Ela afirma que para recarregar as energias não abre mão de um revigorante banho de cachoeira. “Na Serra do Cipó faço caminhadas ao ar livre. À noite eu me divirto nos restaurantes que a região oferece”, afirma.

Folia na Região Central

A prefeitura de Nova Era, localizada na região Central do Estado, organizou a festa em dois temas: Folia Geral e MPB. O primeiro será na avenida Copacabana, com shows de DJ’s e bateria de Escola de Samba. Já na rua Governador Valadares, o bloco Boca de Gole divide espaço com apresentações de bandas de MPB. Toda a programação é gratuita.

A advogada belo-horizontina, Junia Mara do Vale, vai passar o feriado em Nova Era pelo quinto ano consecutivo. Ela diz que a receptividade dos novaerenses e a tranquilidade da cidade são os diferenciais. “O acolhimento das pessoas é muito especial, eles te recebem com muito carinho e respeito. A cidade também oferece excelente estrutura para curtir a festa. Todos os anos levo a minha filha, de sete anos, que se esbalda no desfile dos Blocos caricatos. Eu recomendo”, elogia.