17h50min - 03 de Novembro de 2009 Atualizado em 01h44min - 24 de Junho de 2013

Casa de Apoio do Instituto Mário Penna é reinaugurada

BELO HORIZONTE (03/11/09) - Com recursos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Instituto Mário Penna reequipou a Casa de Apoio Beatriz Ferraz, que hospeda pacientes carentes de outras regiões enquanto aguardam atendimento nos hospitais de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (3), o local foi reinaugurado, após um ano de reformas. Foram investidos cerca de R$ 600 mil, metade proveniente do Estado.

“O Governo de Minas prioriza as parcerias”, disse o secretário de Saúde Marcus Pestana. “Instituições filantrópicas como o Mário Penna ajudam a perpetuar as boas iniciativas dos poderes públicos”, afirmou. Localizada no bairro Santa Tereza, a casa ganhou mais seis leitos adultos, ampliando a capacidade para 60. O terraço do prédio virou uma área de lazer. Para gerar economia, foi instalado um sistema de aquecimento solar. Novos banheiros foram construídos. As rampas de acesso receberam piso antiderrapante. “Buscamos dar melhores condições aos hóspedes e ao mesmo tempo preservar a planta de um prédio antigo, com história”, explicou o arquiteto Ulisses Morato, um dos responsáveis pelo projeto.

Todas as mudanças atenderão melhor os visitantes, a maioria composta de pacientes em tratamento de câncer. O local promove, em média, 12 mil hospedagens por ano. Realiza, nesse período, cerca de 70 mil procedimentos diferentes, como terapia ocupacional e atendimento psicológico.

“A Casa de Apoio ficou mais confortável, comparada aos melhores centros norte-americanos e europeus”, afirmou o secretário Geral do Instituto, Cássio Resende. Segundo ele, a filosofia ali adotada é a desospitalização, que atribuiu ao conforto do lar uma grande parcela de responsabilidade na cura dos doentes. A proposta do local, desde a sua inauguração em 2000, é ajudar no tratamento dos pacientes através de jogos lúdicos e exercícios de relaxamento. “Agradeço ao Governo do Estado que acreditou no nosso trabalho e aportou os recursos necessários”.

Segundo o presidente do Instituo Mário Penna, deputado federal Miguel Martini, através do apoio do Governo Estadual e de doações ao longo dos anos, os hospitais se tornaram referência no Brasil no tratamento e no acolhimento de pacientes com câncer. “A ajuda dos voluntários e do Poder Público foram fundamentais para o crescimento de nosso Instituto e da grandeza de nosso trabalho”, avaliou.

História

Não é a primeira vez que o Estado investe no Instituto Mário Penna, que conta atualmente com dois hospitais e uma casa de apoio. Nos últimos três anos, a SES repassou quase R$ 1,2 milhão à Associação de Amigos do Hospital Mário Penna, grupo voluntário que levanta recursos para o instituto. A maior parte dessa verba foi empregada na compra de equipamentos hospitalares.

A Associação foi criada em 1971. Quatro anos depois, o Estado doou ao grupo o imóvel onde hoje se localiza o Hospital Mário Penna. Rapidamente o hospital passou a prestar atendimento a pacientes de todas as regiões mineiras. Em 1980, a instituição iniciou as obras para a construção do Instituto Mineiro de Oncologia, que seis anos depois se transformaria no Hospital Luxemburgo.

Para melhor acolher o grande número de pacientes vindos do interior de Minas e de outros estados, o instituto inaugurou, em 1997, o Lar Célia Janotti, que passou a hospedar os doentes adultos em tratamento oncológico em Belo Horizonte. Em 2000, foi criado o Lar Januário Carneiro, com os mesmos objetivos do Célia Janotti, mas destinado a crianças e adolescentes até 17 anos.

Os dois lares funcionam no mesmo imóvel, formando a Casa de Apoio localizada no bairro Santa Tereza. Em 2006, o instituto adquiriu o prédio, cuja metade do valor foi doada pela voluntária Beatriz Ferraz, que deu nome ao local. Hoje, Beatriz preside a Associação das Voluntárias do Hospital Mário Penna.