Minas por Região
Segurança / Defesa Social

19h00min - 07 de Junho de 2010 Atualizado em 14h47min - 30 de Junho de 2013

Começa em Belo Horizonte a 5ª Olimpíada do Fica Vivo!

BELO HORIZONTE (07/06/10) - Alegria e muita animação, com direito a gritos de guerra das torcidas, marcaram a abertura da 5ª Olimpíada do programa Fica Vivo! nesta segunda-feira (7), no ginásio do Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Dois jogos de vôlei abriram o campeonato e deram a vitória à equipe masculina NCR (NPC Nova Contagem) e à feminina Fênix (NPC Conjunto Felicidade), que jogaram contra os times Normais (NPC Betim) e União Barreiro (NPC Barreiro) respectivamente. Mas esse é apenas o começo. A competição vai até o dia 30 de junho e inclui futsal, futebol de campo, vôlei, basquete, handebol e taekwondo. No total, 2.853 atletas de 19 Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPC´s) de Belo Horizonte e Região Metropolitana irão participar da disputa divididos nas categorias sub 15, sub 18 e sub 24. Os vencedores receberão troféus e as tradicionais medalhas de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar).

A superintendente de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Fabiana de Lima Leite, aponta a importância do projeto para garantir a mobilidade dos jovens na cidade, trabalhar o senso de responsabilidade e a cultura de paz. Além disso, os jogos servem de atrativo para que um grande número de jovens entrem no programa. “Muitos entram no Fica Vivo! para participar das Olimpíadas. Eles participam da dinâmica de treinamento, por meio da qual são trabalhados os valores do esporte e a responsabilidade”, explica a superintendente.

Jackson Chaves Roque, de 14 anos, é jogador de vôlei do NPC Nova Contagem e está cheio de expectativa para os jogos. “A gente está muito ansioso, querendo ganhar. Treinamos duas vezes por semana e vamos nos esforçar ao máximo pra fazer bonito”, diz. Ele dá a receita de um time campeão: “tem que ter raça, união e ser humilde”. O jovem, que já participa do Fica Vivo! há três anos, diz que aprendeu muito no programa. “Nas aulas de vôlei a gente não conversa só sobre esporte. Também aprendemos sobre drogas, sexo e violência”, diz. 

O colega de time, Jefferson Fernandes dos Santos, de 15 anos, também quer ganhar, mas não acha que isso é o mais importante da olimpíada. “Eu aprendi sobre o respeito, a união e que não é só a vitória que fortalece um time”, afirma.

Na abertura da olimpíada também houve apresentação de basquete e dança de rua de jovens do NPC Morro das Pedras, além da execução do Hino Nacional por jovens do NPC Taquaril. O secretário-adjunto da Seds, Daniel Nepomuceno, esteve presente à solenidade. 

Fica Vivo! 

O programa Fica Vivo! é desenvolvido em 27 Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPCs) localizados em regiões da capital e do interior que concentram indicadores elevados de homicídio. Por meio de ações preventivas, o programa contribuiu para reduzir em até 50% o índice de homicídios nas áreas onde está instalado. 

Apenas em 2010, foram realizados cerca de 15 mil atendimentos e 637 oficinas. Professores, chamados de oficineiros, fazem o acompanhamento dos participantes do programa desenvolvendo atividades esportivas, culturais e de lazer, além de cursos técnico-profissionalizantes e projetos institucionais, como exposição de grafites e própria olimpíada.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato