10h01min - 09 de Junho de 2008 Atualizado em 16h07min - 28 de Junho de 2013

Confira no Palácio das Artes exposição de coisas e gente

BELO HORIZONTE (09/06/08) - A exposição ‘Sobre o deslocamento de coisas e gente’, do artista Paulo Nazareth, abre as mostras de junho dos selecionados pelo Edital de Artes Visuais 2008 da Fundação Clóvis Salgado. A partir da próxima sexta-feira (10) até 29 de junho, o público pode visitar gratuitamente, no Espaço Mari'Stella Tristão, a exposição de Paulo Nazareth que trata do deslocamento do olhar, corpos e pensamentos.

No dia 24 de junho, terça-feira, às 19h, o artista lança o catálogo de sua exposição e participa de um bate-papo com o público na galeria. A exposição pode ser vista de terça a sábado, de 9h30 às 21h, e domingo, de 16h às 21h.

Um outro olhar sobre objetos típicos do cotidiano. Isso é um pouco do que pode ser visto na exposição ‘Sobre o Deslocamento de coisas e gente’. Bolsas feitas com sacos sugerem viagem de pessoas e informam sobre o transporte de mercadorias. Kombi, ônibus e rastros de aviões dizem tanto sobre objetos como a respeito de corpos que mudam de lugar. O deslocamento também transforma objetos comuns em obras de arte, propondo um diálogo entre espaço e tempo. Transformar o mercado de alimentos em mercado de arte é deslocar as coisas de seu lugar de conforto, além de transformar conceitos.

As obras expostas mostram inúmeras frestas por onde o pensamento pode entrar. Imaginar que as bolsas/sacos são objetos que viajaram o mundo é se permitir deslocar num contesto histórico, geográfico, político. Os trabalhos falam de viagens legais e clandestinas, tanto pessoas quanto objetos podem se mover no mundo ou serem barradas. Na maior parte das vezes os objetos se deslocam mais que as pessoas, mas eles também podem ser impedidos de sair ou entrar. Os trabalhos podem falar de embargos econômicos, como o imposto a Cuba, onde coisas não podem entrar e também das pessoas que não podem sair, pessoas que não querem sair e pessoas que querem sair por que coisas (mercadorias) não podem entrar.

O artista lembra que pessoas estão constantemente em deslocamento e que são acompanhadas por diversas coisas. Deslocar gente e objeto é estimular o pensamento, para o bem ou para o mal o deslocamento é permanente.

Paulo Nazareth

Paulo Sérgio da Silva vive e trabalha na Região Metropolitana de Belo Horizonte. É bacharel em Desenho e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG e licenciando em Desenho e Plástica pela mesma instituição. É estudante de Lingüística pela Faculdade de Letras da UFMG. Foi aluno de Mestre Orlando, artista popular baiano radicado em Belo Horizonte.

Entre os prêmios e exposições realizadas se destacam: Sobremesa de Queijos Museu Mineiro (2008), Residência MAMAM (2008), Salão de Itajaí (2008), Bolsa Pampulha – 28º Salão de arte de Belo Horizonte (2004-2005), Referência especial do Júri - 4º Concurso Artes Visuais de Jataí (2005), Residência performance em Nova Delhi KHOJ Studios (2006), Rumos Itaú Cultural (2005-2006), Festival de Vídeo Performance da Estônia (2005). É integrante do coletivo Kaza Vazia / Galeria de Arte Itinerante.

Mais informações sobre o artista podem ser encontradas no site:

www.artecontemporanealtda.blogspot.com.