12h57min - 15 de Maio de 2015 Atualizado em 12h57min

Congonhas comemora 30 anos do título de Patrimônio Mundial

A partir do dia 17 a cidade sedia de maio uma programação cultural em comemoração aos 30 anos do título de “Patrimônio Mundial”, conferido em 1985, pela UNESCO

A cidade histórica de Congonhas, na região Central de Minas Gerais, sedia a partir do dia 17 de maio uma vasta programação cultural, em comemoração aos 30 anos do título de “Patrimônio Mundial”, conferido em 1985, pela UNESCO, ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, estará presente na solenidade de abertura das comemorações no espaço cultural da Romaria, com o tradicional Festival da Quitanda que, nesta edição, destaca o “Patrimônio dos Sabores”, representado pelo resgate das receitas de quitandas da culinária mineira.

O conjunto histórico de Congonhas, construído na segunda metade do século 18, é singular por reunir, em um só lugar, uma Igreja em estilo rococó, além da obra-prima de Aleijadinho: os 12 profetas e as 64 estátuas com a representação dos Passos da Paixão de Cristo. Organizadas pela Prefeitura Municipal, as atividades acontecem até 6 de dezembro – data oficial do anúncio do título –, com a cooperação  da UNESCO e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Exposições, palestras, debates, festivais, inaugurações de espaços culturais, ações de reconceituação do sítio histórico e programas de educação patrimonial integram a agenda festiva ao longo do ano. Um dos pontos altos da comemoração dos 30 anos do título de Patrimônio Mundial será a inauguração da nova sinalização interpretativa do sítio histórico em frente ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

Congonhas será a primeira cidade brasileira a implantar o projeto, desenvolvido pela Prefeitura municipal e financiado pelo Ministério do Turismo,  com base no manual “Sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil – Orientações Técnicas para Aplicação”, que foi criado pelo Iphan em parceria com a UNESCO com o objetivo de promover a visibilidade e valorizar  os sítios culturais, naturais e mistos existentes no país.

Ainda acontecerá o lançamento de duas exposições: “Patrimônio Mundial”, destacando os 19 sítios culturais e naturais brasileiros e, ainda, a mostra “Imagens nos Passos”, com ensaios fotográficos sobre as tradições e os cartões-postais de Congonhas.

Patrimônio Mundial

Em todo mundo, a UNESCO desenvolve o trabalho de identificação, proteção e preservação do patrimônio cultural e natural, considerado especialmente valioso para a humanidade. O objetivo tem sido destacar quais são os patrimônios de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. No Brasil, foram concedidos 12 títulos de “Patrimônio Cultural Mundial” (lista na qual está inserida o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas), para monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

Outros sete lugares especiais pelas suas formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético e universal, foram considerados “Patrimônios Naturais Mundiais”. Em todo mundo foram reconhecidos 1.007 sítios, sendo que 779 culturais, 197 naturais e 31 mistos, em 161 Estados-partes, num trabalho iniciado em 1972, a partir da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, que passou a reconhecer lugares  de "valor universal excepcional" no mundo, e que devem fazer parte do patrimônio comum da humanidade.

Sítios do Patrimônio Cultural Brasileiro:

1980 - A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais

1982 - O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco

1983 - As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina

1985 - O Centro Histórico de Salvador, Bahia

1985 - O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais

1987 - O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal

1991 - O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí

1997 - O Centro Histórico de São Luiz do Maranhão

1999 - Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais

2001 - Centro Histórico da Cidade de Goiás

2010 - Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe