19h40min - 09 de Julho de 2009 Atualizado em 12h52min - 29 de Junho de 2013

Conselho Estadual de Turismo realiza 2ª Reunião Ordinária

BELO HORIZONTE (09/07/09) - O Conselho Estadual de Turismo (CET) realizou nesta quinta-feira (9) sua 2ª Reunião Ordinária, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em Belo Horizonte. Os trabalhos foram presididos pela secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, que é presidente da entidade. Durante o encontro, foi aprovado o Regimento Interno do Conselho Estadual de Turismo. O documento estabeleceu seis Câmaras Temáticas, que serão compostas em concordância com a área de atuação de cada um dos membros do conselho. Também houve o lançamento do site da entidade.

A secretária Érica Drumond explicou que o Conselho é um colegiado de caráter consultivo, propositivo e deliberativo e órgão de assessoramento e integração da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG). “O turismo envolve políticas públicas de diversas áreas, portanto, o Conselho, com toda a sua representatividade irá propor ações e discussões para o fortalecimento da Política Estadual de Turismo em Minas Gerais”, disse.

No Regimento Interno da entidade ficou estabelecida a criação de seis câmaras temáticas, que são: Promoção, Comunicação e Apoio à Comercialização; Serviços Turísticos; Capacitação e Qualificação dos Profissionais do Turismo; Infra-estrutura, Financiamento e Investimento; Normativa e Câmara de Regionalização e Segmentação Turística.

De acordo com os principais temas setoriais a serem examinados, essas Câmaras passarão, de agora em diante, a manifestar-se sobre os programas e projetos do turismo no Estado. O Conselho Estadual de Turismo realizará Reunião Extraordinária, em agosto, para definir a composição e os coordenadores de cada Câmara Temática.

Conselho foi criado por Lei Estadual

O Conselho Estadual de Turismo foi criado por Lei Estadual, aprovado pela Assembléia Legislativa e empossado pelo governador do Estado em 03 de abril deste ano. A entidade tem 43 integrantes, sendo 28 da sociedade civil, representada pelos diversos segmentos e entidades do Turismo de Minas, e mais 15 representantes do setor público, incluindo Secretarias de Estado e órgãos do Governo Estadual com atividades interligadas à promoção do setor.