Minas por Região
Esportes

11h47min - 05 de Dezembro de 2013 Atualizado em 11h49min

Crianças de municípios do Centro Oeste de Minas vão participar do programa Geração Esporte

São oferecidas, gratuitamente, atividades esportivas monitoradas, preferencialmente para crianças com idade entre 7 e 13 anos, em situação de vulnerabilidade social

O programa Minas Olímpica Geração Esporte (gestão 2013/2015) vai beneficiar mais de 600 crianças no Centro Oeste de Minas. Em Pedra do Indaiá, as cerca de 100 crianças matriculadas no programa do Governo de Minas começam as atividades esportivas no próximo dia 16 de dezembro. São crianças de família de baixa renda com idades entre 7 e 13 anos. Monitoradas por especialistas, elas vão participar, gratuitamente, de atividades físicas, como natação, futsal, vôlei, basquete e recreação, a serem realizadas no período da tarde e da manhã, no ginásio poliesportivo da cidade.

O Governo de Minas renovou, há pouco tempo, o convênio para mais dois anos do Minas Olímpica Geração Esporte em Pedra do Indaiá. O programa foi implantado no município de 3 mil e 800 habitantes, em 2011. Segundo Anderson Alves de Oliveira, coordenador do Geração Esporte na região, “cidades pequenas como Pedra do Indaiá são carentes de atividade física orientada e, geralmente, as crianças não têm muita opção de esporte ou lazer, então o programa vem suprir essa necessidade”. Para Anderson, por meio das modalidades esportivas, as crianças aprendem valores como solidariedade , trabalho em grupo, ganhar e perder e respeito ao próximo.

Mudança de comportamento

Em Bom Despacho, o Geração Esporte está a todo vapor com peteca e outros jogos, além de brincadeiras para as 100 crianças matriculadas. As atividades, orientadas por monitores da área de educação física, incluem também futsal, basquete, voleibol, lutas, capoeira, natação, dança e atletismo. No município de 46 mil habitantes, o programa começou em 2007 e mostra resultados.

Segundo a gestora do programa na cidade, Roberta Fabiana Neves, pesquisa aponta melhoria na qualidade de vida das crianças, na convivência social, maior assiduidade na escola, percepção de limite, de respeito aos colegas e professores. As atividades do Geração Esporte só param para o recesso de fim de ano e prosseguem, mesmo durante as férias escolares.

Geração Esporte

Em todo estado, o Minas Olímpica Geração Esporte beneficia cerca de 11 mil e 700 estudantes de 117 municípios mineiros. No Centro Oeste, além de Pedra do Indaiá e Bom Despacho, a lista também inclui Campo do Meio, Cláudio, Candeias e Piumhi.  O objetivo é iniciar crianças entre 7 e 13 anos, de ambos os sexos, na prática de esportes. Para participar é necessário que elas estejam  matriculadas e frequentem as aulas em  escolas públicas ou privadas. A preferência é para crianças de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

O Programa foi implantado em 2005 com o nome de Nova Geração. Em 2011 foi reformulado e, nos últimos dois anos recebeu cerca de R$ 6 milhões em investimentos do Governo de Minas. Para a diretora de Desenvolvimento de Esporte e Formação da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), Gabriella Morena, “a importância do Geração Esporte se pauta, principalmente, por ser um Programa que incentiva à prática esportiva contínua e orientada no contra turno escolar com foco num público que não tem acesso, ou o tem de forma restrita, a atividades de esporte e lazer. Desta forma, o Estado exerce seu papel, ao implementar uma política pública de esporte e lazer”, conclui.

Além dos municípios, o Geração Esporte firmou convênios com nove instituições de ensino superior aprovadas para  executar o programa no Estado, entre as quais está a Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi/Uemg), em Divinópolis. As instituições darão apoio técnico ao Programa  e, entre as atribuições, estão  a avaliação motora dos alunos e contribuição para o processo de qualificação dos coordenadores e monitores, por meio de palestras e estudos na área da pedagogia do esporte e do lazer. A intenção é fazer com que o processo de ensino-aprendizagem esteja de acordo com o desenvolvimento e as necessidades dos alunos. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato