Minas por Região
Copa do Mundo | Cultura

12h14min - 13 de Maio de 2014 Atualizado em 12h55min

Cultura divulga programação diversificada para o período da Copa do Mundo de 2014

Secretaria de Estado de Cultura apresenta e destaca a programação que aguarda o público nos meses de junho e julho, na capital Belo Horizonte

O Governo de Minas divulga, nesta terça-feira (13/05), o Roteiro Cultural na Copa 2014, agenda de atrações que os principais espaços culturais vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em Belo Horizonte, oferecerão ao público em junho e julho, durante a Copa do Mundo Fifa 2014. Neste período, o Circuito Cultural Praça da Liberdade e o Palácio das Artes terão uma extensa e diversificada programação.

Além de terem a oportunidade de passear pelas cidades que guardam a história do povo mineiro e ver de perto o artesanato, a religiosidade e outras peculiaridades do Estado, turistas e delegações que vierem a Belo Horizonte terão à disposição um cardápio de opções culturais que abarca vários segmentos artísticos como música, teatro, dança, artes visuais, cinema, entre outros.

Uma das atrações da programação é a exposição “Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro”, que marca o início das atividades da Casa Fiat de Cultura no Circuito Cultural Praça da Liberdade – será o 12º espaço a integrar o complexo, mais exatamente no prédioonde funcionava o Palácio dos Despachos. A mostra inédita reúne, pela primeira vez no mundo, obras que apresentam ao público a face luminosa da escultura barroca italiana do século XVII e, ao mesmo tempo, de grandes artistas do Barroco mineiro e brasileiro que traduzem a riqueza histórica e artística do período colonial. A exposição será aberta no dia 9 de junho e se estenderá até o dia 7 de setembro.

O Circuito Cultura Praça da Liberdade também apresentará atrações especiais com o tema futebol, como a exposição “Camisa 10 – Moda & Futebol”, no Memorial Minas Gerais Vale, exposições fotográficas e ainda uma série especial da Hora do Conto e da Leitura, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, com uma “Goleada de Histórias”.

Outro destaque é exposição Gênesis, do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, que estará em cartaz no Palácio das Artes no período de 4 de junho a 24 de agosto de 2014. Nesta mostra, Salgado, que tem seu trabalho reconhecido internacionalmente, apresenta um total de 297 fotografias de cinco regiões intocadas do Planeta, retratando  montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias e animais que ficaram imunes à aceleração da vida moderna.

O roteiro traz ainda a programação do CINEFOOT – Festival de Cinema de Futebol, que ocorrerá na capital mineira entre os dias 30 de maio e 4 de junho, com o apoio do Governo de Minas Gerais.

Diversidade cultural de Minas

De acordo com a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, a diversidade de manifestações artísticas reafirma a vocação de Belo Horizonte para difusão e promoção da cultura, bem como para a formação de público. “Minas tem muito a mostrar para o mundo, somos um Estado de identidade cultural marcante, construída por meio de um verdadeiro mosaico que reúne traços de cada região dessa Minas Gerais com dimensões continentais”, afirma Eliane Parreiras. “Neste roteiro, reunimos ações que vão além do tema do futebol e que, certamente, serão uma ótima oportunidade,para aqueles que visitam nossa capital,terem uma boa mostra da rica produção cultural de Minas e dos mineiros”, acrescenta a secretária de Estado de Cultura.

Clique aqui para acessar o Roteiro Cultura na Copa 2014 em Belo Horizonte.


Clique aqui para acessar GALERIA DE FOTOS do Palácio das Artes e do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato