Minas por Região
Agricultura

17h34min - 27 de Dezembro de 2011 Atualizado em 11h28min - 30 de Junho de 2013

Dedo de Prosa é primeira cachaça certificada pelo IMA/Inmetro no Sul de Minas

O objetivo de trabalhar a cultura da cachaça como uma das melhores bebidas do mundo levou a empresária Jaqueline Germiniani a produzir a Dedo de Prosa, no município de Piranguinho, com cada vez mais controle e padronização. A busca pela qualidade resultou que a Dedo de Prosa fosse a primeira cachaça certificada pelo IMA/Inmetro na região do Sul de Minas.

PIRANGUINHO (27/12/11) - O objetivo de trabalhar a cultura da cachaça como uma das melhores bebidas do mundo levou a empresária Jaqueline Germiniani a produzir a Dedo de Prosa, no município de Piranguinho, nas encostas da Serra da Mantiqueira, com cada vez mais controle e padronização. A busca pela qualidade resultou que a Dedo de Prosa fosse a primeira cachaça certificada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)/Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na região do Sul de Minas.

O IMA é acreditado pelo Inmetro como Organismo de Certificação de Produtos para cachaça. A acreditação confere ao IMA credibilidade e maior notoriedade em âmbito nacional e internacional no processo de certificação de produtos agropecuários. Essa acreditação possibilitou ao IMA certificar, em 2010, nove marcas de cachaça, com 100% de avaliação de conformidade. Além da certificação conjunto junta ao Inmetro, o IMA também certifica pelo protocolo mineiro a cachaça de alambique e a cachaça orgânica de alambique.

“Devido à cachaça ser um produto tradicional de Minas Gerais, houve um compromisso de governo de estabelecer políticas públicas para o setor, o que incluía a melhoria da qualidade do produto. A certificação visa alcançar mercados cada vez mais competitivos e temos tido um retorno bem positivo dos produtores que conseguem a certificação”, destacou a auditora do IMA, Miriam Alvarenga.

De acordo com o Sebrae/MG, Minas possui cerca de 8,4 mil estabelecimentos de cachaça. O Estado produz anualmente cerca de 200 milhões de litros do produto, o que corresponde a aproximadamente 50% do mercado nacional. Na mesorregião do Sul/Sudeste de Minas, em torno de 197 estabelecimentos produzem cachaça, cerca de 2,3% do total produzido em todo o Estado.

Dedo de Prosa

A história da Cachaça Dedo de Prosa começou como a maioria das cachaças mineiras. Apreciador do destilado, Paulo Germiniani, pai da empresária Jaqueline Germiniani, adquiriu um alambique em 2001. De acordo com a empresária, o que no início era um hobby começou a interessar aos amigos da família, e a Dedo de Prosa se transformou em negócio. Hoje, a empresa produz 40 mil litros anuais e é exportada para países como Angola, Canadá, Suíça, Estados Unidos e o próximo destino é a Coréia do Sul.

Germiniani ressalta que a intenção é que as pessoas apreciem a cachaça de uma forma moderada. “Queremos sempre que o nosso consumidor sinta essa explosão de sabor que é a cachaça e posso afirmar que degustar uma cachaça certificada é sempre a melhor pedida do cliente”, disse.

Sobre a certificação, a empresária enfatiza que o processo melhorou a gestão da empresa. “O processo ajudou na gestão da empresa e nas vendas. A minha esperança é que cada vez mais as pessoas olhem o selo de certificação na garrafa e tenham a certeza de que a nossa cachaça é de qualidade”, destacou Germiniani.

“O nosso objetivo é que a cachaça seja cada vez mais um produto respeitado e aliado à gastronomia. Daí a importância de o governo estadual apoiar a certificação da cachaça. A cachaça não é somente um produto, ela é um símbolo da mineiridade. Consigo vislumbrar melhores dias para a cachaça com o incentivo dos governos estaduais e federal. Esse apoio define a direção que nós produtores devemos tomar”, concluiu a empresária.

Para mais informações sobre o processo de certificação acesse o site do IMA.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato