20h57min - 23 de Março de 2010 Atualizado em 05h33min - 29 de Junho de 2013

Dengue Ville é apresentado a alunos do ensino médio

BELO HORIZONTE (23/03/10) - Apostando no uso das mídias digitais como instrumento de mobilização social e aprendizagem lúdica, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), apresentou nesta terça-feira (23) o jogo Dengue Ville para alunos da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte. Desenvolvido pela Saúde Estadual e disponibilizado no Orkut, uma rede social da internet, o game tem um formato parecido com o Farme Ville e a Colheita Feliz e o objetivo é mobilizar os jovens para ajudarem a diminuir os índices de infestação do mosquito Aedes aegipty.

O jogo está na web desde o dia 16 de março, em caráter experimental, momento que obteve cerca de 600 acessos. O público-alvo do Dengue Ville é formado por jovens, e visa demonstrar de maneira interativa como se combate a dengue, mobilizando uma parcela da população muitas vezes não receptiva à temática da dengue. Até o momento, 22.177 pessoas já estão jogando o social game e mais de 150 mil usuários já acessaram ao jogo.

A diretora da Escola Estadual Pedro II, Eliana Maria Fulgêncio da Silva, salienta o caráter lúdico do jogo como instrumento de aprendizagem. “Não podemos ficar presos ao conteúdo programático dos livros. Neste caso, o jogo traz uma linguagem de fácil acesso e que os adolescentes gostam, está no cotidiano deles. Isso é extremamente favorável para que eles se tornem multiplicadores em suas casas, com seus amigos”, explica.

João Gabriel Ferreira Freitas, aluno do 1º ano do ensino médio da escola, conheceu o jogo e gostou do que viu. “É muito interessante e quero continuar jogando”. Ao falar como seria transformar o game em realidade, ele assegura que já dá um bom exemplo. “Sempre falo com minha família e na casa da minha avó, que é na roça, que é importante cobrir caixa d’água, cuidar do vaso de planta. Temos que combater o mosquito para ficarmos vivos”.

Antes da apresentação do jogo, o grupo de teatro Saúde em Cena, formado por servidores da SES, encenou durante o intervalo da escola, uma esquete que abordava os objetivos do Dengue Ville, além de enfatizar a importância de eliminar os focos do Aedes aegipty. As atrizes interpretaram jovens super-heroínas que lutam contra seu arqui-inimigo, o mosquito da dengue.

Dengue Ville

O jogo acontece em nove cenários diferentes: uma casa, uma área pública (bairro com rua/ casas/ praça/lote vago), unidade Básica de Saúde (UBS), obra, hospital etc. Em cada um deles, o usuário recebe uma missão, como por exemplo: esvaziar garrafas e pneus, colocar areia nos pratos das plantas, cobrir caixas d’água, mobilizar os vizinhos, distribuir soro caseiro entre as vítimas da doença em uma UBS, etc.

A escolha dessa ferramenta se deve ao fato do Brasil ser o país que mais usa sites relacionados a comunidades, tanto em horas gastas, quanto no número de acessos e na frequência de atividades diárias. Para cada quatro minutos na rede, os brasileiros dedicam a atualizar seu perfil e “bisbilhotar” o dos amigos. Essa informação está na pesquisa IbopeNetRatings e Nielsen Company “Global Faces and Networked Places”. Nas redes sociais, os assuntos têm potencial para serem disseminar rapidamente – a chamada viralização –, pois os usuários atingidos tornam-se propagadores da informação para a sua rede de contatos, e assim sucessivamente, de forma quase exponencial.

“Tivemos um baixo custo para desenvolver o aplicativo, cerca de R$ 80 mil e a repercussão foi muito grande, comprovando o caráter inovador do jogo. Há muitos anos temos combatido o mosquito usando as mesmas ferramentas. Percebemos que era necessário usar um novo meio e Minas dá sua contribuição ao país, disponibilizando o jogo na internet”, explica o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.