17h45min - 09 de Maio de 2015 Atualizado em 18h16min

Dia D de Vacinação contra Gripe mobiliza moradores de Sabará, na RMBH

O Dia D é um momento realizado para mobilizar a sociedade sobre a importância da vacina contra a Gripe

Neste sábado (9/5), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo Estado estiveram abertas para o Dia D de Mobilização de Vacinação contra a Gripe 2015. A campanha vai até o dia 22 de maio e a meta é imunizar 80% das 4,8 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário, protegendo quem tem mais chances de desenvolver as formas graves da doença. Todos os municípios mineiros receberam a vacina para o Dia D, sendo disponibilizadas 70% das doses – o que representa um total de 3.349.080 doses. Outras remessas estão previstas para o decorrer da campanha.

Em Minas Gerais, o Dia D de Vacinação contra a Gripe foi realizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Fausto Pereira dos Santos; do prefeito de Sabará, Diogénes Gonçalves Fantini; o superintendente de vigilância epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador, Rodrigo Fabiano do Carmo Said; da coordenadora estadual do controle de imunização, Tânia Brant, entre outras autoridades.

De acordo com o secretário Fausto, o Dia D é um momento para mobilizar a sociedade sobre a importância da vacina contra a Gripe. "Para nós é fundamental convencer as pessoas a irem às Unidades de Saúde para tomar a vacina. Os números demonstram como a imunização é capaz de diminuir os casos graves e óbitos por gripe. E o Dia D de vacinação é um momento em que mobilizamos a sociedade e os trabalhadores da saúde para apoiarem a campanha. Já foram disponibilizadas a todos os municípios mineiros 70% da vacinas, o que representa mais de 3,3 milhões de doses", explica.

Para o prefeito de Sabará, Diógenes Gonçalves Fantini, o apoio de cada município é fundamental para o sucesso da Campanha de Vacinação. "A responsabilidade de vacinar a população contra a gripe será cumprida aqui em Sabará. Faremos o máximo para que não tenhamos nenhum caso grave de gripe no município", afirma o prefeito.

A vacinação contra a Gripe mobilizou diversos moradores de Sabará durante todo o dia. Grávida de seis meses, Graciele da Silva, 24, não pensou duas vezes antes de ir ao posto de saúde se vacinar contra a gripe. Ela compareceu ao posto levando o filho Davi Samuel, de um ano.  "Durante o tempo frio a gente deve se prevenir mesmo. Quando eu estava grávida do Davi me vacinei pela primeira vez contra a gripe. Agora que estou na minha segunda gestação também vim vacinar e aproveitei para trazer o Davi, que também tem direito à vacina", afirma.

Tanto Graciele, quanto o pequeno Davi fazem parte do público da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Em 2015, além das gestantes e das crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, devem ser vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, os povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Não deixe a gripe te pegar!

A vacina é a maneira mais eficaz de evitar complicações e internações causadas pela gripe. Além disso, ela é segura e só não é recomendada para quem tem alergia severa a ovo de galinha e derivados. Para Maria Conceição Santiago, 66 anos, a vacina é fundamental para a saúde respiratória durante o clima seco e frio característico dessa época do ano. "Hoje eu cheguei bem cedo ao posto de saúde e todos os anos eu faço questão de ser vacinada", afirma Maria Conceição. A vacina protege a população contra os três subtipos do vírus em circulação este ano,  A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções liberadas pela pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar. Ambientes fechados e com pouca circulação de ar também são favoráveis para a transmissão da doença, que pode ser contida com medidas simples. Entre elas, lavar bem as mãos com água e sabão, beber bastante água, evitar locais aglomerados, manter a janela do ônibus sempre aberta e, ao tossir ou espirrar, usar a parte interna do braço. Para saber mais sobre a doença e a Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2015, acesse www.saude.mg.gov.br/gripe