Minas por Região
Copa do Mundo

08h00min - 22 de Março de 2014 Atualizado em 12h17min - 21 de Março de 2014

Entre argentinos moradores de BH, cresce expectativa de ver a seleção em Minas

Seleção escolheu a Cidade do Galo como sede na Copa de 2014; segundo a embaixada, são esperados cerca de 20 mil torcedores daquele país

Entre junho e julho de 2014, Belo Horizonte será a casa de 11 seleções que escolheram Minas como local de treinamento ou que já têm partidas confirmadas no Mineirão: Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Grécia, Costa Rica, Inglaterra, Irã, Bélgica e Argélia. Até lá, a Agência Minas publica, semanalmente, uma série de reportagens com enfoque na experiência ou na expectativa de cidadãos e torcedores destes países no estado. A primeira destas reportagens é sobre a Argentina, que vai treinar e se hospedar no Centro de Treinamento Cidade do Galo, localizado em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A estreia da seleção será no Rio de Janeiro, quando jogará no dia 15 de junho contra a Bósnia. Por aqui, a partida no Mineirão será no dia 21 de junho contra os iranianos. Depois, nova disputa acontece no dia 25 do mesmo mês em Porto Alegre, contra a Nigéria. Caso Messi e seus companheiros cheguem às semifinais, eles retornam ao Gigante da Pampulha. Para acompanhar de perto cada duelo, torcedores do país vizinho se preparam para desembarcar no Brasil, enquanto que, para os argentinos que vivem em Minas, a expectativa de ver a seleção em campo é grande.

Segundo a Embaixada Argentina, o número de torcedores daquele país na Copa pode chegar à casa dos 20 mil. A menos de 90 dias para o início das partidas do mundial, o argentino Carlos Eduardo Romano, 56 anos, torce para uma final entre Brasil e Argentina. “Independente do resultado, será uma grande festa. Uma vitória dos latinos”, garante o hermano,  que comanda a equipe de basquete do Minas Tênis Clube (MTC) há sete meses. Ele engrossa o número oficial dos 1.652 argentinos que escolheram Minas Gerais como sua casa, o que coloca, segundo o IBGE, aquele país em 4º lugar no ranking de pessoas estrangeiras que residem no estado.

Romano conta que escolheu morar em terras mineiras pelo trabalho. “Aqui encontrei um excelente infraestrutura e, mesmo há pouco tempo em Belo Horizonte, já me encantei pela cidade. Sou muito simples e aprecio essa condição tão presente entre os mineiros”, comenta. Mesmo trabalhando muito, ele conta que nos períodos de folga gosta de passear com a esposa pela Praça da Liberdade e apreciar a boa comida.  “Queijo Minas com pimenta e cerveja, além de uma saborosa feijoada”, revela Romano sobre suas predileções gastronômicas encontradas na capital.

Quando o assunto é esporte, ele garante: “os mineiros estão muito bem servidos. Ganharam no ano passado o Brasileiro, a Libertadores e o Mundial de Vôlei. Aqui tem grande potencial para o esporte e estou feliz em poder construir parte da minha história em Minas Gerais. E, o melhor, sou pé quente. Na vitória da Azurra na Copa do Mundo de 1986, eu estava lá e, na conquista do Galo na Libertadores, também. Isso é um bom sinal, não?”

Além de técnico, Romano é economista e suas impressões sobre o momento econômico vivido em Minas Gerais são otimistas. “Obras em todo canto, aeroportos cheios com pessoas de vários lugares e, principalmente, boa gestão governamental. Isso são indicações que as coisas estão andando bem”, observa.

Piscinas, tranquilidade e o “mineirês”

Outro argentino que fixou morada na capital mineira em virtude do esporte é o nadador Juan Martin Pereyra, de 33 anos. Também competindo pelo MTC, ele está em Belo Horizonte já faz cinco anos. “Estava em busca de uma estrutura que me atendesse, onde não precisaria pagar para treinar, para usar uma piscina. Hoje, tenho à disposição a melhor estrutura que já encontrei. Agora me preocupo apenas em nadar”, conta. Em 2013, Pereyra venceu competições como o troféu José Finkel, quando foi ouro nos 800 m e 400 m e prata na prova dos 1500, e o Maria Lenk, vencendo os 1500 m, 800 m e os 400 m.

Das qualidades encontradas nas Gerais, ele destaca a tranquilidade e a comida. Dos hábitos, já incorporou ao seu dicionário algumas palavras do “mineirês. “O principal é o ‘uai’, que o mineiro usa pra tudo”, diverte-se.

Vindo de Buenos Aires, o empresário Juan Farina mora em Minas Gerais desde 1978 e, há 25 anos, escolheu a cidade de Montes Claros para ser sua casa. Apaixonado com bikes, ele se lembra de quando trabalhou numa fábrica de bicicletas ao chegar por aqui. Em seguida, começou a organizar, junto com a mulher, a mineira Alayde Neves de Oliveira, provas de ciclismo paralelamente à administração de uma loja de peças e acessórios de ciclismo.

Hoje, a GP de Ciclismo Cidade de Montes Claros, que já está  na 8ª edição, é válida pelo Ranking Nacional classe 3 da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC,  sendo a melhor prova de uma etapa de ciclismo de Minas Gerais. “Minas é o local que me acolheu, onde conheci minha mulher, onde trabalho. Morando aqui há tanto tempo já me considero mineiro”, diz. O coração fica divido, mas quando o assunto é futebol, Farina é categórico. “Se der Brasil e Argentina numa final, o placar será de 3 x 2 para nós, argentinos”, prevê o empresário.

Para o secretário de Estado Adjunto de Turismo e Esportes, Rogério Romero, o intercâmbio entre Minas e Argentina reforça a ideia da universalização do esporte e da vocação mineira para receber diferentes modalidades e nacionalidades. “Minas, em sua imensidão geográfica, sintetiza o Brasil e o que de melhor podemos encontrar em nosso país. Um exemplo são as montanhas, tão propícias a práticas radicais como o voo livre, mountain bike e motocross. Também somos considerados a capital do vôlei e, no ano passado, com grandes conquistas no futebol, ganhamos visibilidade internacional. Além disso, somos referência no atletismo e na natação. A hospitalidade, a riqueza gastronômica e o legado religioso são outros atrativos mineiros”, destaca o secretário.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato