Agricultura

08h22min - 08 de Abril de 2015 Atualizado em 17h06min - 07 de Abril de 2015

Epamig apresenta publicações e curiosidades aos produtores rurais na 41ª Expoaraxá

Entre os dias 7 e 10 de abril, o ônibus itinerante Ciência Móvel, que traz um pequeno laboratório para demonstração de pesquisas, estará na região

Tecnologias e experiências da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) terão destaque durante a programação da 41ª Expoaraxá, que acontece até 21 de abril, no Parque de Exposições Agenor Lemos, na cidade do Alto Paranaíba. Entre os dias 7 e 10 de abril, o ônibus itinerante Ciência Móvel, que traz um pequeno laboratório para demonstração de pesquisas, apresentará curiosidades e publicações sobre tecnologias desenvolvidas pela empresa na região.

Na próxima sexta-feira (10/4), os pesquisadores Fernando Magalhães e Paulo Henrique Costa Paiva, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, participarão como jurados da etapa regional do Concurso Queijo Minas Artesanal. Eles também vão apresentar uma degustação comentada sobre o queijo artesanal, mostrando as diferenças entre os atributos sensoriais (sabor, aroma, odor, e outros) em diferentes períodos de maturação - 10, 20, 30 e 40 dias.

Fernando explica que a legislação exige que o queijo artesanal tenha, no mínimo, 22 dias de maturação para ser consumido. “Apesar disso, muitos têm o hábito de consumirem o queijo ainda fresco, o que não é indicado pelo fato de ainda haver muita umidade no produto, o que favorece a proliferação de microrganismos”, informa.

Segunda maior exposição de Girolando do país, a Expoaraxá contará, entre outros leilões e exposições, com a realização da Feira de Touros Gir Leiteiro do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais, na quinta-feira (9/4), a partir das 8h. Criado em 2006, por meio de uma parceria entre Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Epamig, Emater-MG, e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Pró-Genética tem como objetivo o aumento da produtividade,  competitividade e  sustentabilidade da atividade pecuária do país, incentivando pequenos produtores rurais a utilizar animais geneticamente superiores no cruzamento.