Minas por Região
Agricultura

12h06min - 06 de Dezembro de 2011 Atualizado em 18h01min - 29 de Junho de 2013

Epamig prepara decoração de Natal com material reciclável

BELO HORIZONTE (06/12/11) - O clima de Natal chegou na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Colaboradores participaram da Oficina de Natal, ação que integra o programa AmbientAção, onde aprenderam a criar enfeites de material reciclável, recolhido pelos colaboradores durante campanha feita na sede da empresa, em Belo Horizonte, no mês de novembro, para a decoração de Natal. E os participantes deram um show de criatividade. Flores feitas de copos descartáveis de café e latas de refrigerante pintadas e até uma guirlanda foi criada com CDs velhos. O resultado foi um visual natalino bonito e sustentável.

A árvore de Natal, adornada com flores feitas com garrafas pet, tecido TNT e muito brilho, foi construída com baldes e guarda-chuvas velhos que dão sustentação ao enfeite. No topo, uma grande estrela feita com lâmpadas fluorescentes - que seriam descartadas - coroam o enfeite. A oficina, promovida pela equipe do AmbientAção e pela Assessoria de Comunicação da Epamig, contou com participação de funcionários e menores aprendizes.

A oficina de Natal teve ainda a participação da professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) Nadja Mourão e alunas do curso de Design de Interiores, que instruíram os funcionários para a confecção da árvore de Natal institucional com materiais recicláveis. O colaborador Antônio Acácio explica a importância de se reutilizar materiais que seriam jogados no lixo. “Há dois anos estamos juntando materiais que podem ser reciclados dentro da Empresa impedindo que sejam jogados na natureza. Nessa oficina pudemos reutilizar vários deles e estamos satisfeitos com o resultado”, disse.

Para Michelle da Graças, “a realização da oficina contribuiu para harmonizar ainda mais a relação entre os funcionários, promovendo maior integração. Na campanha com materiais recicláveis toda a Empresa colaborou e isso foi muito positivo. Ao todo conseguimos juntar mais de 150 garrafas pet e todas foram utilizadas”, avaliou Michelle.     

AmbientAção

O Programa de Comunicação e Educação Socioambiental, desenvolvido em prédios do Governo de Minas – AmbientAÇÃO - criado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), tem como alicerce de atuação a construção de novos referenciais de padrões de produção e de consumo, a partir da prática dos RRs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar. O programa tem como objetivo despertar os servidores para a responsabilidade quanto ao uso correto dos bens e serviços da administração pública e dos recursos naturais.

Esta linha de ação visa a conscientizar e sensibilizar para a importância do consumo consciente, redução dos desperdícios e reaproveitamento de materiais. A partir de sua execução e aprimoramento contínuo, o Programa Ambientação converteu-se em modelo replicável a todas as instituições públicas do Estado. Hoje, está presente em diversas instituições de governo: secretarias de Estado, autarquias, fundações e empresas públicas.

A Epamig, cada vez mais em consonância com as demandas mundiais por melhores condições de vida, busca, em seus projetos de pesquisa, em suas atividades no dia a dia, valorizar as ações que possibilitem uso racional dos recursos não renováveis, consumo consciente dos bens duráveis e não duráveis da empresa, que impossibilite o desperdício e, consequentemente, promova a redução de despesas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato