16h48min - 02 de Junho de 2015 Atualizado em 15h48min - 03 de Junho de 2015

Escola de Saúde Pública de Minas Gerais completa 69 anos

Em programação alusiva ao aniversário, ESP-MG realizou ações com foco nos caminhos da educação permanente e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) celebrou, nesta terça-feira (2/6), 69 anos de existência. Para comemorar, a Escola promoveu, ao longo do dia, uma série de eventos e ações alusivas, com o lema “No caminho da educação permanente e da gestão participativa”.

Pela manhã, no espaço externo da ESP-MG, uma verdadeira “Sala de Visitas” permitiu conversa entre o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, a diretora-geral da ESP-MG Roseni Sena, a secretária adjunta da SES-MG, Alzira de Oliveira Jorge, a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Josely Ramos, além do vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, servidores e técnicos da instituição. O tema foram os caminhos da educação permanente e da gestão participativa no estado.

Refletindo sobre o papel da Escola no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais, o secretário falou sobre as novas perspectivas da instituição. Segundo Fausto, o objetivo do governo estadual é que a escola articule e coordene os processos de formação profissional e de educação continuada em saúde coletiva. “Hoje, estamos aqui para homenagear a história da instituição, e, ao mesmo tempo, comemorar a oportunidade de renovar e superar. Vivemos um momento em que é possível definir uma nova agenda para a escola e estabelecer novos modos de atuação. Temos a oportunidade de desenvolver metodologias que irão intervir positivamente na vida real dos profissionais de saúde e, principalmente, na vida do cidadão comum. Para isso será necessário determinar novas reponsabilidades, modernizar as estruturas físicas da escola e desenvolver novas metodologias de educação”, afirmou.

O secretário falou, também, que o momento é uma oportunidade para construir uma gestão mais participativa. “Devemos definir juntos qual escola de saúde pública queremos para Minas. E articular com o conjunto de instituições que, no estado, são devotadas ao ensino de saúde para, assim, cumprirmos o papel de formação profissional e de educação continuada”, explicou.

Em seguida, a diretora-geral da ESP-MG, Roseni Sena, comentou que a escola, criada em 1946, foi uma das primeiras escolas de saúde pública do Brasil e figura como uma das mais tradicionais instituições de ensino e de capacitação dos trabalhadores. “A ESP-MG esteve presente em momentos importantes para a democracia, como a reforma sanitária e a luta antimanicominal. Este é um momento novo para a escola, um momento em que a ESP-MG será protagonista da gestão da saúde e responsável pela política de educação permanente no Estado, é um processo coletivo de construção e um desafio”, disse.

Alzira de Oliveira Jorge, secretária adjunta da SES-MG, afirmou, na sequência, que a escola é uma das prioridades deste governo. “A ESP-MG á a instituição referência nos processos de formação profissional e de educação permanente para o SUS em MG. Nosso compromisso é o de fortalecer a instituição e ampliar os vínculos com o ensino profissional e com a qualificação”, apontou.

Ainda no bate-papo, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves da Silva, ressaltou que a intenção do Conselho é aproximar-se da escola nesse momento. "Buscar um espaço de capacitação para o controle social, desenvolvendo parcerias para fortalecer o SUS”, enfatizou, como objetivo prioritário.

Por fim, a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Rosely Ramos, afirmou que a escola possui ideais renovadores justamente porque acredita no SUS. “Este é o momento de comemorar os ideais da escola e renovar os compromissos com o SUS e com o cidadão, ampliar os debater e estar pronto para encarar os novos desafios que estão surgindo”, concluiu.

Intervenções

Como parte das atividades comemorativas, a fachada da unidade sede, localizada em Belo Horizonte (Avenida Augusto de Lima, 2061 – Barro Preto), recebeu uma intervenção artística da grafiteira mineira Raquel Bolinho, com a temática educação e saúde.

Além do grafite, o grupo de teatro Saúde em Cena realizou intervenção apresentando uma esquete aos participantes e à plateia da Sala de Visitas. “A esquete traz situações e personagens que são comuns no ambiente de trabalho. São caricaturas que divertem e, ao mesmo tempo, têm a função de convocar a reflexão”, disse Susan Prado, integrante do grupo.

Parcerias

Instituições parceiras da ESP-MG também estiveram presentes no evento e aproveitaram para enaltecer as ações com a Escola e sua importância no sistema estadual de saúde.

Para Júnia Guimarães Mourão Cioffi, presidente da Fundação Hemominas, a ESP-MG é essencial para o SUS e nesses 69 anos ela tem tido um trabalho importante de educação constante e permanente dos trabalhadores da saúde. “A Hemominas tem uma parceria de longo tempo com a Escola, que nos possibilitaram qualificar melhor nosso corpo de funcionários. Espero que a ESP-MG vida longa fazendo esse trabalho de educação permanente, assumindo a educação de todos os profissionais do SUS. Muito sucesso nessa nova empreitada”, desejou ela.

A vice-diretora de gestão da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz Minas), Laísa Daniele Nunes, comemorou o fortalecimento das especializações em parceria com a Escola. “Esse estreitamento com o Estado, por meio da ESP-MG fortalece muito o SUS e nesse momento de comemoração temos que agradecer e desejar felicidades no sentido de sempre avançar, tanto no ensino, quanto na pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, destacou.

Saiba mais sobre as comemorações na página da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG)
.