Minas por Região
Educação | Esportes

10h21min - 11 de Junho de 2014 Atualizado em 10h26min

Escolas estaduais com bom desempenho nos Jogos Escolares são premiadas com kits esportivos

A iniciativa intersetorial do Governo de Minas premia as instituições de ensino do Estado que se destacaram nas edições de 2011, 2012 e 2013 da competição

A partir de um trabalho em parceria com a comunidade, os estudantes da Escola Estadual Tomás Brandão, em Belo Horizonte, têm obtido bons desempenhos em competições esportivas. Na edição de 2013 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), por exemplo, os estudantes estiveram entre os destaques no módulo I de futsal, destinado a alunos de 12 a 14 anos do ensino fundamental.

O bom desempenho no torneio proporcionou um reconhecimento que vai além das medalhas. A escola foi selecionada para o projeto Escola Modelo, uma parceria da Secretaria de Turismo e Esportes (Sete) com a Secretaria de Educação (SEE).

“Uma escola deve servir de modelo para outras escolas e mostrar que quando se tem parceria, vontade, planejamento e dedicação dos seus professores, dos seus alunos, as escolas podem sobressair, cada uma com sua vocação em sua modalidade esportiva, como fez esta escola”, explica o gerente do projeto Educação em Tempo Integral, Gustavo Nominato, representante da SEE.

A iniciativa intersetorial do Governo de Minas premia as escolas estaduais que se destacaram nas edições de 2011, 2012 e 2013 dos Jemg. Em todo o Estado, 28 escolas foram selecionadas para participar do projeto. Cada uma delas será contemplada com um kit de acordo com a modalidade esportiva na qual se destacou. Com um investimento de R$ 187,9 mil, as escolas receberão kits de natação, judô, peteca, tênis, xadrez, basquete, voleibol, handebol e futsal.

“A proposta de incentivo vem a partir da entrega dos kits esportivo. Nós não estamos formando equipes, elas já existem e têm uma certa caminhada com os jogos e, a partir do resultados, conseguem se manter como referência”, destaca a diretora de Incentivo ao Esporte Educacional da Sete, Gabriella Morena da Silva Seixas.

Com o bom retrospecto no futsal, a Escola Estadual Tomás Brandão foi contemplada com um kit que tem entre seus materiais: 20 bolas para jogos na modalidade futsal profissional, 23 coletes esportivos e luvas de goleiro. “O material pode fazer com que atraia mais meninos para a prática do futsal, porque agora nós (alunos do 9º ano) vamos sair da escola, mas quem ficar vai poder praticar”, lembra o estudante Danilo César de Oliveira Milardi.

Para o diretor da escola, Rômulo Brandão, além de contribuir para a prática do futsal na escola, o kit mostra um reconhecimento do trabalho feito pelos alunos. “Com esse kit nós vamos melhorar a estrutura do nosso trabalho e até o próprio rendimento dos atletas. Eles, ao perceberem que há um investimento no trabalho que fazem, têm uma melhora. Então, o resultado positivo certamente vem”, avalia o diretor.

Talentos da Bola

Desenvolvido há 10 anos, o projeto Talentos da Bola é uma ação idealizada pelo diretor Rômulo Brandão, quando ainda era professor de Educação Física da instituição. A partir de um trabalho em parceria com a comunidade, a iniciativa visa estimular a prática esportiva de crianças e adolescentes da comunidade. “No esporte a gente não tem resultado imediato. É um trabalho de longos anos. Há 10 anos nós participamos dos Jogos Escolares e de outras competições da cidade", ressalta o diretor.

O trabalho desenvolvido no futsal começa ainda na base, com as crianças a partir de cinco anos. “Nós realizamos três treinos semanais, em que trabalhamos a parte física e a parte técnica com os alunos”, explica o professor voluntário dos alunos no projeto, Alaino Adão Braga.

Para participar do projeto Talentos da Bola os alunos também precisam ser craques na escola. “Os meninos para participarem da escolinha têm que ter uma boa nota. Se eles tiverem uma nota ruim e o comportamento for ruim, eles não podem participar da escolinha Talentos da Bola”, esclarece o professor de Educação Física, Carlos Eduardo Capelo Andrade.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato