Minas por Região
Trabalho / Social

18h15min - 30 de Abril de 2015 Atualizado em 18h15min

Estado anuncia medidas de incentivo e valorização da economia solidária

Para o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, ações são uma forma de estimular a diversificação econômica de Minas

O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, anunciou investimentos em ações para fortalecer a economia solidária em Minas durante as comemorações do Dia do Trabalhador na Cidade Administrativa nesta quinta-feira (30/4). O secretário entregou kits de maquinário para associações de catadores de matérias recicláveis do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

“É uma forma de buscarmos a diversificação da economia mineira. Minas tem uma economia colonial, muita fundada em commodities, no minério de ferro e café. A orientação é que busquemos associar as políticas de assistência com trabalho, identificadas com as vocações econômicas de cada região em sua pluralidade”, explica o secretário.

Cada kit contém prensa elétrica, balança, triturador de papel, empilhadeira e carrinho para transporte de fardos. As máquinas foram entregues para representantes das associações dos municípios de Monte Azul, Porteirinha, Jaíba, Bocaiúva, Pau Pedro, Felisbrugo, Divisópolis e Jequitinhonha.

A entrega faz parte do programa Reciclando Oportunidade – Gerando Trabalho e Renda, de fomento ao trabalho artesanal e redução do trabalho infantil. “São entregas para um trabalho mais digno das associações de catadores de materiais recicláveis. Temos que pensar as formas múltiplas de geração de renda e a inclusão produtiva”, acrescenta André Quintão.

Para a representante da associação de Divisópolis, no Vale do Jequitinhonha, Claudineia Vieira Santos, a prensa vai valorizar o trabalho dos catadores. “O projeto está sendo muito importante para a nossa cidade, principalmente para nós que não tínhamos trabalho. A prensa facilitar muito porque estávamos tendo dificuldade. Agora, nossa renda vai ser maior. Antes, vendíamos o material solto. Agora, vamos comercializar o material prensado. Vai melhorar 100%”, acredita.

Além de representar significativo incremento nos negócios, a representante da associação de Bocaiúva, Rosiane Isabel dos Santos, também vislumbra que os novos equipamentos vão melhorar o bem-estar dos catadores no trabalho. “Os equipamentos vão melhorar meu trabalho e de todos os associados. O material prensado tem um preço melhor e conseguimos comercializar por mais no mercado. Vai melhorar também o jeito de trabalhar. Antes colocávamos no saco de plástico para carregar. Agora, vamos prensar e fica mais fácil para transportar”, explica.

Qualificação profissional

André Quintão anunciou ações de qualificação profissional para atender 1.200 quilombolas, ribeirinhos e indígenas de Minas. Vão ser oferecidos 60 cursos no âmbito da economia popular solidária, com investimento de R$ 700 mil. Com previsão de início do segundo semestre, vão ser oferecidos cursos de agricultura familiar e orgânica, associativismo e cooperativismo, bovinocultura, fabricação de produtos artesanais, entre outros.

Também vão ser oferecidas 1.390 vagas voltadas para as mulheres de 82 municípios mineiros, com aportes R$ 2,4 milhões. Nas atividades dedicadas às mulheres, os cursos abrangem temas como empreendedorismo, cidadania, turismo e hospitalidade, mecânica, culinária mineira e vestuário.

Governo participativo

Ainda na cerimônia do Dia do Trabalhador, André Quintão recebeu o Plano Estadual de Economia Solidária. O documento é resultado da III Conferência Estadual de Economia Solidária (Coees) e contém as propostas construídas de forma participativa e democrática pelos segmentos do movimento de economia popular.

“Esse plano foi muito bem trabalhado, pensado e articulado. Tudo que está nele é o que precisamos e queremos. Tem o trabalho de cada regional, de cada povo de Minas Gerais”, diz a representante do conselho responsável pela elaboração do plano, Francisca Paulina da Silva. “Tenho 17 anos que trabalho na economia solidária e digo que esse trabalho para nós é mais que um recurso financeiro. É um recurso de cidadania. Nosso direito de trabalhar com dignidade e respeito”, completa.

O secretário também recebeu as propostas do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter). As propostas foram construídas em 2014, por meio das discussões do conselho, de pesquisas em bases de dados e do intercâmbio entre especialistas e conselheiros. Entre as propostas encontram-se atração de investimentos para o Estado e o fomento de empreendimentos econômico-solidários por meio da assistência técnica e oferta de crédito.

“Estamos dando a nossa contribuição para que o Governo possa ter uma balizamento do que pensa o Ceter em relação à geração de emprego e renda. Temos esperança de que esse Governo irá olhar para o nosso lado, para o desenvolvimento cultural, empresarial e do trabalhador”, afirma o representante do Ceter, Paulo Cesar.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato