Copa do Mundo

14h28min - 23 de Junho de 2014 Atualizado em 14h36min

Estande do Governo de Minas e da PBH no Mineirão oferece apoio a jornalistas na Copa

No espaço, dentro do Centro de Mídia do Estado, podem ser obtidas informações sobre ações do poder público e dicas sobre a cidade de Belo Horizonte e arredores

Além de uma estrutura completa para a realização do trabalho diário, os jornalistas brasileiros e estrangeiros que estão trabalhando no Centro de Mídia do Estádio (SMC – Stadium Media Centre) Mineirão contam com um importante apoio para obter informações sobre Minas Gerais e Belo Horizonte.

O estande do Governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte fica aberto durante o horário de funcionamento do SMC e oferece materiais impressos com dicas de segurança e saúde, informações sobre mobilidade e sugestões de lugares para serem visitados pelos turistas, como restaurantes, pontos turísticos, casas noturnas e cidades históricas. Além disso, o espaço conta com profissionais das estâncias estadual e municipal, que podem fornecer informações sobre ações do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Sugestões de pauta sobre programas do Estado, com telefones de contato por meio dos quais podem ser obtidas mais informações e agendadas entrevistas, também estão sendo distribuídas no local.

Os profissionais que prestam atendimento aos jornalistas no estande estão capacitados para intermediar entrevistas com representantes do poder público, explicar sobre políticas públicas e ações realizadas pelo Poder Executivo, fornecer informações sobre a preparação de Belo Horizonte e Minas Gerais para a Copa do Mundo e oferecer suporte ao trabalho dos jornalistas em diversos outros aspectos. O estande do Governo de Minas e da PBH está localizado na entrada do SMC do Mineirão, ao lado do balcão de informações da FIFA.

Atendimento à imprensa na Fan Fest

O apoio do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte aos jornalistas que fazem a cobertura da Copa do Mundo na capital não se restringe apenas ao Mineirão. Além de ser o palco para as comemorações dos torcedores durante a Copa do Mundo, o Belo Horizonte FIFA Fan Fest, que está sendo realizado no Expominas, no bairro Gameleira, conta com um Centro Aberto de Mídia (CAM) voltado para a imprensa. Ao todo, o espaço já recebeu cerca de 200 repórteres, cinegrafistas e fotógrafos de diferentes veículos e países como Inglaterra, Argentina, Espanha, Fança, Estados Unidos, Egito, Japão, Argélia, Dinamarca, Grécia, Venezuela, Catar, Porto Rico e Panamá.

O CAM, coordenado pela Prefeitura de Belo Horizonte, possui estações de trabalho, com acesso à internet via cabo e WiFi, televisores para a transmissão dos jogos, cabines acústicas para gravações de rádio e TV, além de estar estrategicamente localizado no Expominas, de forma a permitir a visão panorâmica da Fan Fest.

Uma equipe de assessores de imprensa está à disposição no local para auxiliar os profissonais e fornecer informações sobre o evento, o torneio e a cidade. O Centro Aberto de Mídia funciona todos os dias no Expominas, das 11h às 22h, exceto nos dias 02, 03, 06, 10 e 11 de julho. A entrada da imprensa é somente pela rua Craveiro Lopes. O credenciamento  para jornalistas é feito no próprio local.