15h27min - 29 de Novembro de 2012 Atualizado em 15h41min - 01 de Julho de 2013

Estudantes constroem casa com materiais reutilizáveis

Alunos usaram caixas de leite, madeira e latas de tinta vazias, em uma verdadeira aula prática de geometria e sustentabilidade

Mais de mil caixas de leite, madeira e latas de tinta vazias. Esses foram os materiais utilizados pelos alunos e professores da Escola Estadual João Kopke, no município de Fronteira, no Triângulo Mineiro, para construir a Casa dos sonhos, que será apresentada à comunidade no próximo sábado (01/12).

“Construí-la era um desejo antigo nosso. Começamos a idealizá-la em 2011 e, finalmente, conseguimos concretizar”, conta a professora de Matemática e idealizadora da casa, Fátima Aparecida dos Santos.

O projeto de construção teve início nas aulas de Matemática, quando os alunos estudavam geometria. O objetivo era mostrar de forma prática que o conteúdo pode ser trabalhado de forma atrativa e construtiva.

Cientes de que a casa deveria contemplar todas as formas geométricas e retratar figuras bidimensionais e tridimensionais, toda comunidade escolar colocou colaborou.

“Na construção da casa conseguimos integrar alunos e pais. Todos ajudaram muito. Utilizamos as caixas de leite como tijolos, as latas de tinta como pilastras e a madeira para fazer a estrutura. Durante a construção, observamos como os alunos trabalham bem em equipe”, ressalta Fátima.

O aluno 7º ano do ensino fundamental, Higor Rocha Viana, conta o que aprendeu com o projeto. “Aprendi tudo sobre geometria e que ela está presente em tudo. Como a casa é feita com materiais reutilizáveis, vamos mostrar para as pessoas a importância da reciclagem”, afirma.

O estudante também ressalta as dificuldades que encontrou na montagem da casa. “Foi muito satisfatória a construção, mas tivemos algumas dificuldades. Por exemplo, em alguns casos tivemos que partir a caixinha ao meio para preencher alguns espaços. O terreno também era irregular e, por isso, tivemos que construir uma estrutura embaixo da casa para que ela ficasse plana”, conta.

Mobília sustentável

Para mobiliar a casa, os estudantes contaram com o auxilio dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos da EJA pesquisaram sobre os materiais que poderiam ser utilizados e sua serventia.

“Eles fizeram pesquisa sobre o que era sustentabilidade e aprenderam, por exemplo, sobre o tempo de decomposição do PET, do que ele é feito, entre outras coisas”, afirma a professora de Biologia da EJA, Taís Ananias Couto.

A casa contará com estante feita com caixotes de frutas, jogo de sala e mesa produzidos com pneus e garrafa PET, cortinas de garrafa PET e tampinha, entre outros.

Presente de Natal

A Casa dos sonhos fica no pátio da escola, durante o Natal, será o lar do Papai Noel. “A casa vai ficar aberta para a comunidade. Vamos enfeitar e receber o Papai Noel”, ressalta a diretora da escola, Mirley Vieira de Queiroz Oliveira.

A analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, Poliane Cristine Rosa, acompanha as atividades da escola e destaca a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar.

“Para atrair o aluno não basta apenas o quadro e o giz. Por isso, é importante realizar trabalhos interdisciplinares. O projeto trouxe componentes que colocaram em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Além disso, teve como foco o trabalho em equipe”, destaca.