Copa do Mundo

12h54min - 28 de Junho de 2014 Atualizado em 12h55min

Famoso personagem de jogos da seleção brasileira, Gaúcho da Copa está em BH

Clóvis Fernandes, de 60 anos, acompanha neste sábado, na capital mineira, um jogo da seleção canarinho pela 152° vez. O gaúcho já esteve em sete Copas do Mundo

Sete Copas do Mundo, seis Copas América, quatro Copa das Confederações e uma Olimpíada. Este é o histórico de Clóvis Fernandes, o Gaúcho da Copa, que já esteve em 66 países para acompanhar jogos da Seleção Brasileira. O do Mineirão, contra o Chile neste sábado (28/06), é a 152° partida da seleção canarinho que Clóvis irá acompanhar de dentro do estádio. Desta vez, o gaúcho de Porto Alegre está acompanhado por dois filhos, um irmão e um amigo que veio da Suíça. Para falar de Minas Gerais, o grupo de amigos faz questão de destacar a culinária do Estado. “Tropeiro e pão de queijo”, entoam em coro os gaúchos para falar do que mais gostam da gastronomia mineira.

Clóvis Fernandes também destaca a proximidade entre os gaúchos e mineiros, que, para ele, são povos com características bastante semelhantes. Uma das semelhanças destacada pelo gaúcho é a rivalidade entre os times locais. “A rivalidade entre Internacional e Grêmio e Cruzeiro e Atlético dá uma briga boa. Não dá para saber qual é a maior”, destaca. Para ele, a paixão do torcedor mineiro pelo futebol deve ajudar a seleção brasileira neste sábado. “Minas tem torcidas aguerridas e tenho certeza que os mineiros vão apoiar a seleção. Aqui, mais do que em outros lugares do país, o Brasil está em casa”, destacou.

Histórico do gaúcho em jogos da seleção

Desde a Copa do Mundo de 1990, Clóvis Fernandes não perde um jogo da seleção brasileira em Copas do Mundo. Além da Itália, sede da Copa de 1990, ele esteve nos Estados Unidos, em 1994, na França, em 1998, no Japão e na Coreia do Sul, em 2002, na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, em 2010. O Gaúcho da Copa já viu o Brasil em três finais de Mundial e em duas delas a seleção canarinho voltou para a casa com a taça.

A taça também é carregada por Clóvis para todos os lugares que ele vai. O gaúcho garante que ele foi o primeiro torcedor a entrar em um estádio de futebol com a réplica da Jules Rimet, o que aconteceu em 1990, na Itália. Outro amuleto carregado pelo Gaúcho da Copa é um “camisão”, que chega a vestir seis pessoas as mesmo tempo. Desta vez, Clóvis e os amigos carregam a peça com a palavra “HEXA”, para deixar claro o que eles esperam da seleção neste Mundial.

Na Copa do Mundo de 2014, Clóvis vai assistir a todos os jogos da Seleção Brasileira, o que, segundo ele, já lhe custou todo o dinheiro que tinha. O gaúcho, que não revela qual foi o valor mais alto que já pagou por um ingresso para uma partida do Brasil, diz não se importar com as despesas. “Pra mim, nada é mais importante do que assistir ao jogo da Seleção Brasileira”, afirma.