14h42min - 16 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 22h12min - 30 de Junho de 2013

Fazenda dos Martins, em Brumadinho, será restaurada pelo Iepha

Com restauração arquitetônica e estrutural, o local passará a abrigar o Centro de Referência da Cultura Negra

Sob a imponente moldura da Serra da Moeda e seu Forte, a cidade de Brumadinho, na região Central do Estado, vai contar com mais uma grande atração turística em breve, com a restauração e reabertura ao público de uma preciosidade tombada do patrimônio mineiro. Nessa quarta-feira (15), representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), do Ministério Público Estadual (MPE) e da prefeitura se reuniram com os proprietários da Fazenda dos Martins – bem tombado pelo Governo de Minas desde 1977 – para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O documento garantirá a execução, pelo Iepha, de um projeto de restauração arquitetônica e estrutural, para que uma das construções rurais mais antigas de Minas Gerais – e cuja história está fortemente ligada à escravidão e aos quilombos mineiros – possa abrigar o Centro de Referência da Cultura Negra. Para isso, o TAC garante um investimento de cerca de R$ 810 mil para recuperação da fazenda. Os recursos são provenientes de acordos firmados pelo MPE com empresas de mineração que atuam na região, como forma de compensação por danos ambientais causados.

De acordo com o diretor de Conservação e Restauração do Iepha, Renato César de Souza, desde 2008 o instituto tem empenhado esforços para promover a restauração da Fazenda dos Martins. Já foram, inclusive, realizadas ações emergenciais referentes à parte elétrica e contratados projetos completos para restauração. “Apresentamos o projeto ao promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, do Ministério Público, que partiu em busca desses recursos que agora foram viabilizados”, conta.

Casa Grande de Senzala

A Fazenda dos Martins foi construída na segunda metade do século XVIII e é uma das habitações rurais mais antigas de Minas Gerais. O casarão passou por várias intervenções desde o seu tombamento, que consistiram na sua imunização, estabilização geral, principalmente pela deterioração das madeiras de estrutura, assoalhos e forros.

Constituída em alvenaria de pedra e paredes internas em pau-a-pique, a edificação tem dois salões, quatro quartos e um corredor central, além de varandas apoiadas em esteios aparentes, onde, na lateral esquerda, um cômodo era destinado à capela. Também apresenta trabalho apurado de cantaria na escada principal. Tem ainda muros altos de pedra circundando o pátio frontal e lateral.

A Fazenda dos Martins, como é conhecida hoje, já foi chamada de Casa Grande da Senzala. Segundo antigos moradores da região, sua existência está muito ligada à história do quilombo Sapé de Brumadinho. Ela teria sido construída por escravos e, como apontam os registros históricos, projetada por alguém muito entendido de estrutura, pois seu dimensionamento é perfeito. Nos fundos, há um pátio interno, todo calçado de pedras. Da senzala, hoje, só existem vestígios: restos de muros de 10 metros aproximadamente.