Agricultura

10h25min - 01 de Junho de 2015 Atualizado em 10h25min

Festa da Mandioca movimenta economia e turismo em Almenara

Evento será promovido pela Emater-MG, que dá assistência a 580 produtores de mandioca no município

Base da alimentação e sustento de muitas famílias de agricultores, nas diversas comunidades rurais do município de Almenara, no Vale Jequitinhonha, a cultura da mandioca vai ser tema de uma grande festa no próximo final de semana.

De 5 a 7 de junho, será realizada a 14ª Festa da Mandioca, no Parque de Exposições da cidade, numa iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Almenara.

A festa, segundo a extensionista de bem-estar social da Emater-MG, Milene Oliveira Ângelo, tem entre seus objetivos “divulgar e fortalecer a cultura da mandioca no município e região”. Ela explica que a mandioca é uma das principais fontes de renda e ocupação de mão de obra, sendo muito cultivada pela resistência climática, já que a região é caracterizada pela estiagem e escassez de chuvas.

O escritório local da Emater-MG presta assistência a 580 agricultores familiares que cultivam a raiz. No município, existem dez agroindústrias coletivas de processamento de mandioca, que fabricam farinha e polvilho, segundo Milene Oliveira.

A Festa da Mandioca terá em sua programação shows, concurso da Rainha da Agricultura Familiar, concurso da Raiz Mandioca (melhor raiz e melhor formação e qualidade do tubérculo), exposições do artesanato local, barraquinhas de comidas típicas e parque diversões.

A expectativa é atrair um público de 20 mil pessoas durante os três dias do evento. A festa conta com o apoio da prefeitura municipal e a parceria do comércio local, associações comunitárias rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Produção mineira

Bastante cultivada por pequenos agricultores, a mandioca ocupa no país uma área plantada de 2,3 milhões de hectares. Em Minas Gerais, em 2015, o cultivo do tubérculo tem produção estimada em 225.801 toneladas em área de 14.592 hectares, para o tipo mandioca de mesa.

Já o tipo mandioca indústria, usada na fabricação de farinha e polvilho, a previsão é de uma produção mineira de 625.617 toneladas, ocupando uma área de 46.405 hectares, segundo o IBGE.

Ainda de acordo com o IBGE, Almenara ocupa o 51º lugar, no ranking estadual, na produção de mandioca de mesa, com 170 hectares de área total plantada e 840 toneladas do produto colhido.

O destaque fica por conta da produção do município da mandioca do tipo industrial. Ocupando o 14º no estado, Almenara tem produção estimada de 7.200 toneladas e área total cultivada de 750 hectares.