Copa do Mundo

17h09min - 12 de Junho de 2014 Atualizado em 20h59min

FIFA Fan Fest de Belo Horizonte começa no Expominas com público animado

Cerca de 21 mil pessoas foram à festa no centro de exposições nesta quinta-feira (12); estrutura do Governo do Estado garante segurança aos torcedores

Os torcedores mineiros e de diversos países já começam a chegar à Fan Fest de Belo Horizonte. Montada no Parque de Exposições da Gameleira, a estrutura da festa conta com um Posto Médico Avançado, da Secretaria de Estado de Saúde e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Delegacia Móvel, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a presença dos bombeiros e da Polícia Militar de Minas Gerais no intuito de garantir a segurança e o bem estar dos torcedores. Cerca de 21 mil pessoas, segundo a PMMG, vibraram com o show de Alan e Alex, que abriu o primeiro dia de evento nesta quinta-feira (12/06), e do Skank, que encerrou a noite.

“Participar de um evento dessa magnitude é um presente. É uma sensação muito bacana e inexplicável fazer parte dessa grande festa”, disse Alex. Em meio à multidão verde e amarela que lotava o pavilhão do centro de convenções, colombianos, equatorianos, argentinos e torcedores do mundo inteiro acompanharam ao jogo de abertura da Copa do Mundo. O colombiano Artur Palacios, 27 anos, veio de Bogotá para acompanhar de perto sua seleção. Antes de assistir à primeira partida do seu time, que acontece neste sábado (14/06), no Mineirão, contra a Grécia, ele e a irmã, Maciele Palacios, vieram conferir a Fan Fest. “É incrível estar com gente de todo mundo e poder vivenciar a Copa”, declarou.

Seu conterrâneo, Ivan Castilho, 29 anos, veio da cidade de Bucaramanga com um grupo de 20 amigos para assistir às partidas. Eles garantiram ingressos para os jogos da Colômbia no Mineirão e no estádio Nacional. “Nossa expectativa é de que a equipe passe da primeira fase e, daí pra frente, qualquer resultado já será positivo”, destacou o torcedor, que prevê uma final entre Brasil e Argentina.

Vindo de Quito, Equador, Juan Carlos Vallejo, 41 anos, também curtiu o momento ao lado da esposa, a colombiana Juana Solorzano, de 33 anos. “Estou achando tudo muito bonito e no sábado vamos até o Mineirão torcer pela Colômbia”, disse.

A argentina Gina Pianett e o marido Adrian Juliano saíram de Buenos Aires no domingo com outros amigos a caminho do Brasil. Vieram de van percorrendo o Sul do país até chegar, na terça-feira (10) na capital mineira. “Fomos ao Mercado Central e à Praça da Liberdade e, hoje, estamos aqui para conhecer um pouco da cultura e das pessoas dessa cidade”, contaram.

O belo-horizontino Vatson Araújo, 39 anos, também veio participar da festa com a família.  Morador do bairro Guarani, ele aproveitou o metrô, que fica próximo de casa, para chegar até o Expominas. “Foi rápido e tranquilo. Chegamos em 30 minutos para aproveitar este momento e o clima está maravilhoso”, garantiu.

A cadeirante Amanda Alether, 19 anos, se enfeitou para acompanhar o jogo pelo telão da Fan Fest. “Estou torcendo muito pelo Brasil e tinha que vir bem bonita pra ver a seleção”, justificou.

Programação da Fan Fest

Cada dia de programação da Fan Fest terá uma atração musical de renome nacional e shows regionais, reunindo aproximadamente 40 espetáculos. Nesta quinta-feira (12/06), primeiro dia do evento, a dupla Alan e Alex e o Skank abriu a festa, que termina com o um show da banda mineira Skank. Entre as atrações dos próximos dias estão Daniela Mercury, Victor e Léo, Diogo Nogueira e Paula Fernandes.

O palco principal será montado no pavilhão 1, onde os jogos do torneio serão exibidos em uma tela com 80 metros quadrados de LED em alta resolução, além de mais quatro telões de 42 metros quadrados nos pavilhões 2 e 3. O Expominas ficará aberto durante o período da Copa do Mundo, com atrações culturais em 16 datas, que são os dias de jogos em Belo Horizonte, de jogos da Seleção Brasileira e os finais de semana com partidas do torneio mundial.

Confira abaixo a programação da Fan Fest em BH:

12 de junho: Alan e Alex (13h30) / Skank (19h) / Chaparral (20h45)

14 de junho: Bolêros do Samba (15h) / Diogo Nogueira (18h) / Bateria Imperatriz (21h)

15 de junho: VPC (15h) / Art Popular (18h) / Bateria Imperador (21h)

17 de junho: Dani Moraes (15h) / Saulo (18h) / Grupo El Dey (21h)

21 de junho: Don e Juan (15h) / Blitz (18h) / Nabor e o Bando (21h)

22 de junho: MC Sapão (15h) / DJ Marlboro (18h) / Maria Rubia (21h)

23 de junho: Daniel Maestri (15h) / Cheiro de Amor (19h) / Gabriel Elias (21h)

24 de junho: Sunga de Pano (15h) / Jeito Moleque (19h) / Dennis e Renan (20h40)

28 de junho: Papo di Bakana (15h) / Daniela Mercury (19h) / Nêgo Henrique (20h45)

29 de junho: Vitor e Guilherme (15h) / João Lucas e Diogo (19h) / Alex e Tiago (20h45)

4 de julho: 14 BIS (15h) / Thiaguinho (19h) / Na Cadência do Samba (20h45)

5 de julho: Paula Fernandes (15h) / Lu e Tchelo (19h) / Sofia Del Prado (20h45)

8 de julho: César Menotti e Fabiano (15h) / Humberto e Ronaldo (19h) / João Kasak (20h45)

9 de julho: Fred e Tiago (15h) / Victor e Léo (19h) / Fred e Geraldinho (20h45)

12 de julho: Grupo Ousadia (15h) / Tuca Fernandes (19h) / Thiago Yyoo (20h45)

13 de julho: Sambalaço (14h) / Arlindo Cruz (18h) / Bartucada (20h45)

Clique aqui para mais informações sobre a FAN Fest.