17h53min - 09 de Agosto de 2011 Atualizado em 09h04min - 30 de Junho de 2013

Fisioterapeuta alerta sobre importância da ginástica laboral

BELO HORIZONTE (09/08/11) - Duas vezes por semana, durante 15 minutos, cerca de 1,6 mil servidores da Cidade Administrativa Tancredo Neves têm a oportunidade de praticar ginástica laboral. A atividade foi incorporada em maio ao calendário sociocultural, com o objetivo de promover a saúde, aliviar as tensões e o estresse que a rotina profissional pode causar e gerar momentos de descontração.

“A ginástica laboral não existe por acaso. Ela é baseada em pesquisas científicas feitas por várias empresas que perceberam a mudança de comportamento dos funcionários para melhor”, explica o fisioterapeuta Oberdan Medeiros. Entre os problemas mais comuns no ambiente de trabalho, Medeiros aponta a má postura e a repetição de movimentos que, a longo prazo, podem provocar lesões.

Para os mais frequentes, a ginástica laboral já apresenta resultados. “O bem estar que a ginástica me proporciona é suficiente para me deixar ainda mais motivada no que eu faço e o dia fica ainda mais agradável. Fico mais concentrada e isso responde diretamente no meu rendimento”, afirma a servidora da Intendência, Kamila Meyre Guimarães.

Atualmente, dez fisioterapeutas se revezam nos edifícios Minas, Gerais e no Palácio Tiradentes, convidando os funcionários para participar das aulas, que são realizadas em dias alternados, sempre pela manhã, no hall dos elevadores. Está sendo discutida a possibilidade de estabelecer dias e horários fixos para a atividade em cada andar dos prédios.