Governador

19h52min - 18 de Dezembro de 2014 Atualizado em 19h50min

Governador Alberto Pinto Coelho anuncia investimentos para a cidade de Divinópolis

Recursos de R$ 2,4 milhões serão destinados às áreas de segurança pública e de infraestrutura do município no Centro-Oeste mineiro

O governador Alberto Pinto Coelho anunciou, nesta quinta-feira (18/12), no Palácio Tiradentes, investimentos de R$ 2,4 milhões para fortalecer a segurança pública no município de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro. Com o montante, entrarão em funcionamento 32 câmeras do programa de videomonitoramento Olho Vivo.

Durante a solenidade, o Governo de Minas, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e a prefeitura assinaram contrato de financiamento para repasse de R$ 5 milhões para obras de pavimentação e drenagem de ruas da cidade. Além disso, o município, o governo estadual e a Azul Linhas Aéreas firmaram protocolo para operação de voos comerciais em Divinópolis.

O governador Alberto Pinto Coelho destacou que as ações anunciadas, nesta quinta-feira, pelo Governo de Minas Gerais para Divinópolis são justas em função da relevância econômica da cidade, que é um forte polo regional do Estado.

"Hoje, estamos com muita justeza gravitando em torno de Divinópolis, cidade merecedora dessas conquistas e como consequência da pujança econômica, um forte polo regional", afirmou o governador.

Câmeras do Olho Vivo

As 32 câmeras do programa de videomonitoramento Olho Vivo já estão em funcionamento desde agosto deste ano, em forma de teste, e já indicam redução nas taxas de criminalidade. Os equipamentos estão instalados na região Central da cidade. Os R$ 2,4 milhões para instalação dos equipamentos são do Governo do Estado. Já a contratação dos servidores e a manutenção dos equipamentos durante a vigência do convênio, que é dez anos, caberão à Prefeitura de Divinópolis.

Melhoria da infraestrutura

Divinópolis também será contemplada com uma linha de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, no valor de R$ 5 milhões. Os recursos serão aplicados em obras de pavimentação e drenagem de ruas dos bairros Sidil, São Sebastião, Santa Luzia, São Roque, Nossa Senhora das Graças, Chanadour, Alterosa, Realengo, Jardinópolis, Capitão Silva, Centro e Belo Vale.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, falou sobre a importância dos novos investimentos para o município. “Estamos inaugurando o programa Olho Vivo, melhorando a segurança das famílias, dos estudantes, das pessoas de bem. Assinamos esse contrato de R$ 5 milhões com o BDMG, em um projeto que nós construímos e que contamos com o apoio da Câmara Municipal e que irá beneficiar várias ruas de bairros da cidade, com pavimentação e drenagem. Fechamos 2014 com essa parceria com o Governo do Estado se consolidando em um saldo muito positivo e, que com certeza, ficará para o futuro”, destacou.

O presidente do BDMG, Júlio Onofre, destacou a importância da parceria entre a instituição e os municípios mineiros. “É com muita honra que estamos cumprindo mais uma determinação do banco que é dar atenção aos municípios. Hoje, o banco tem ancorado obras de infraestrutura, de reformas de escolas, de financiamento de saneamento. É uma série de investimentos em todo o Estado. O BDMG está presente em 422 municípios dos 853. Em 752 municípios financiamos a iniciativa privada”, disse.

Voos da Azul

Também na solenidade, o governador Alberto Pinto Coelho assinou protocolo de intenções com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras para a ampliação da oferta de voos regionais no Estado. A empresa já se prepara para iniciar operação em Divinópolis, que será a 11ª cidade atendida pela empresa em Minas Gerais.

O prefeito do município, Vladimir Azevedo, falou da importância da chegada de voos comerciais e dos investimentos realizados pelo município em parceria com o Governo de Minas para que isso fosse possível.

“Fizemos a reforma plena do aeroporto, depois a construção do novo terminal de passageiros. Agora, conseguimos assinar esse protocolo com a Azul Linhas Aéreas e o Governo de Minas. A expectativa para esses voos não é só de Divinópolis, mas de toda a região. Divinópolis cresceu 5,6% em um ano que o Brasil cresceu menos de 1%. A nossa cidade tem uma economia bastante dinâmica”, observou Vladimir.

Também participaram da solenidade os secretários de Estado Rogério Nery (Desenvolvimento Econômico), Tiago Lacerda (Turismo e Esporte), Raimundo Benoni (Desenvolvimento do Norte e Nordeste), o presidente da Holding Azul Linhas Aéreas, José Mário Caprioli dos Santos, o deputado federal Domingos Sávio, entre outras autoridades.