15h35min - 18 de Dezembro de 2012 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Governador Anastasia entrega 109 novas viaturas à Polícia Militar

Equipamentos vão servir para patrulha escolar e rondas em colégios públicos e particulares de todo Estado e para combater crimes ambientais

O governador Antonio Anastasia entregou, nesta terça-feira (18), 109 novas viaturas à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Os veículos foram adquiridos por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a PMMG e busca ampliar a segurança e coibir a incidência de crimes em todas as regiões do Estado. Juntos, os investimentos somam cerca de R$ 4,3 milhões.

“Estou testemunhando aquilo que sempre vocacionei como uma pessoa vinculada à administração pública no curso da minha vida, qual seja a integração, a harmonia, a cooperação e a solidariedade entre os órgãos e entidades da administração pública. E, nesse caso em especial, de modo ainda mais salutar, porque essa cooperação se perfaz e se constrói com relação a temas dos mais relevantes da atualidade, o da segurança e o da paz social, em áreas tão vinculadas e necessárias à nossa prosperidade e ao desenvolvimento social de nossa comunidade: a paz nas escolas, a cultura da paz na educação e ao mesmo tempo na defesa do meio ambiente”, afirmou Anastasia.

Mais segurança nas escolas

Das 109 viaturas, 95 serão utilizadas exclusivamente para patrulha escolar, atendendo escolas de todas as regionais da Secretaria de Estado de Educação (SEE), sendo incorporadas às milhares de viaturas a serviço do sistema de Defesa Social em Minas Gerais para garantir mais segurança nas escolas.

As viaturas, compradas com recursos da SEE e investimentos de R$ 3 milhões, servirão para o patrulhamento ostensivo nas escolas, públicas ou não, que mais necessitem da presença policial.

A patrulha vai além da simples ronda aos estabelecimentos de ensino. Ela contempla visitas e contato com os pais, professores, diretores, funcionários e alunos, buscando uma relação social mais próxima com as famílias e a comunidade escolar, de forma a prevenir crimes.

“Tudo isso leva àquilo que objetivamos, que é a paz, o objetivo maior da Polícia Militar, do Sistema de Defesa Social de nosso Estado, do nosso governo e da sociedade. Uma sociedade feliz é aquela que não só é próspera economicamente, é socialmente inclusiva, mas, fundamentalmente, é a sociedade que pode repousar em paz, em tranquilidade. É esse o nosso esforço e que esse evento singelo simboliza”, lembrou Anastasia.

Este ano, a Secretaria de Educação já liberou cerca de R$ 7 milhões para a aquisição, instalação e monitoramento de sistemas de segurança em 532 escolas da rede estadual de todo o Estado.

Os recursos são transferidos para as caixas escolares, que ficam responsáveis pela abertura de processo licitatório para compra dos equipamentos e contratação da empresa que faz a instalação. A descentralização de recursos para as caixas escolares facilita e agiliza o processo de compra e instalação dos equipamentos.

Além disso, em 2012, a SEE consolidou o Fórum de Promoção da Paz Escolar (ForPaz), em todo o Estado. O Fórum reúne instituições e entidades dispostas a atuar como suporte para os diretores e educadores das escolas estaduais e municipais no enfrentamento de problemas e dificuldades associadas a condições geradoras de violência no ambiente escolar.

Patrulha pelo Meio Ambiente

As viaturas para o policiamento da área de Meio Ambiente são resultado de convênio de cooperação entre a Polícia Militar, a Semad e sua entidades vinculadas – Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e  Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) – para fiscalização e policiamento ambiental e promoção da melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente em todo o Estado.

Foi investido R$ 1,3 milhão para a compra de 14 viaturas entregues à Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (Dmat) da Polícia.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’ana, reafirmou o compromisso da instituição com a sociedade e com a instauração da cultura de paz no Estado.

“Essa solenidade de entrega de viaturas de patrulhamento escolar e de meio ambiente é uma oportuna concretização de um ambicioso ideal preventivo. A PMMG reitera o compromisso de zelar, na esfera das suas competências, para que, de fato, ocorra a prevenção da ocorrência de delitos. Neste dia, é dispensada uma atenção especial às escolas e aos locais onde a proteção á natureza reclamam a intensificação do policiamento. O apoio do governo tem sido fundamental para a concretização desse desiderato”, afirmou.

Para continuar o trabalho de prevenção e combate ao crime, durante a solenidade, o governador Anastasia anunciou mais investimentos para o Sistema de Defesa Social no Estado.

“Nós teremos, nos próximos dois anos, na segurança pública R$ 650 milhões para investimentos nas polícias Militar e Civil, no sistema penitenciário e no Corpo de Bombeiros. E ao mesmo tempo, continuaremos com a cooperação entre as secretarias, na educação e para essa questão da paz nas escolas”, assegurou o governador.

Clique aqui e veja a divisão das viaturas para Patrulha Escolar por municípios.