Minas por Região

20h30min - 02 de Agosto de 2011 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Governador Antonio Anastasia promove aliança com a sociedade para combate às drogas

BELO HORIZONTE (02/08/11) - O governador Antonio Anastasia lançou, nesta terça-feira (2), o programa Aliança pela Vida, uma parceria do Governo de Minas com entidades da sociedade civil para fortalecer a luta contra as drogas. Por meio de um trabalho competente, criativo e parceiro, o programa busca assegurar a prevalência da vida sobre essas substâncias tóxicas. Para isso, serão ampliadas as ações e implantadas medidas de enfrentamento aos problemas relacionados ao consumo e abuso de álcool e outras drogas, sobretudo o crack. Durante o lançamento, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o governador destacou que o combate às drogas é uma das prioridades de todo o seu governo e não de uma ou outra secretaria.

“Todas as áreas do governo, sem exceção, estão agora sob meu acompanhamento direto, vinculadas a esse tema. O governador do Estado, cumprindo o compromisso assumido no ano passado, fará desse tema uma das bandeiras fundamentais de nosso mandato, de tal modo que possamos, ao final desses quatro anos, dizer de maneira orgulhosa que avançamos. Não crio ilusão que vamos reverter, evidentemente, o problema. Mas é fundamental que tenhamos melhorias, que as pessoas não se sintam sós, que sejam informadas e alertadas, que as famílias tenham acesso à informação, que tenham a possibilidade de levar aquele familiar dependente a um tratamento, quer de saúde, quer eventualmente, em alguns casos, uma internação”, disse Anastasia em seu pronunciamento.

As ações do programa serão voltadas ao atendimento de usuários, dependentes de drogas e seus familiares, e à capacitação de profissionais de saúde, da área de assistência social e do sistema de defesa, atuando também na repressão ao tráfico de drogas. A Aliança pela Vida é um dos resultados do decreto baixado pelo governador em fevereiro deste ano, determinando a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas. Apenas para 2011, estão previstos investimentos da ordem de R$ 70 milhões.

“Esse não é só um tema de segurança pública nem só saúde. Os efeitos na rede pública de saúde e na saúde da própria pessoa são gravíssimos. Também não é só educação, por perdemos alunos, que abandonam os cursos e colocam em risco o futuro dos nossos jovens. Não é só a questão da inclusão social, não é só a questão do trabalho, aqueles que perdem o emprego. Poderia citar aqui inúmeros exemplos de como, na realidade, todas as políticas públicas de governo estão entrelaçadas na questão das drogas e, portanto, é dever fundamental de todo governo fazer o combate efetivo a esse tema”, afirmou o governador.

Superação

A coordenadora da Pastoral da Sobriedade, Ana Martins Godoy Pimenta, mãe de dois ex-dependentes químicos, falou sobre sua luta para tirar os filhos do mundo das drogas. Entre detenções e internações para tratamentos, durante a adolescência dos jovens, Ana Martins conseguiu colaborar para a efetiva recuperação. Para ela, o segredo está no apoio da família e do governo, com medidas como a Aliança pela Vida.

“Um se formou em Veterinária e o outro em Educação Física. Quis Deus que, após 30 dias de formado, um deles, já empregado como médico veterinário, falecesse em um acidente de carro. Mas entreguei a Deus um médico veterinário. E o outro hoje, casado, trabalha como voluntário em clínicas e tem uma academia. Acho que todas as mães, todos os pais, quando a droga chega na casa deles acabam tendo um momento de reflexão sobre o que poderiam ter feito melhor”, declarou.

O músico José Geraldo Castro Moreira, conhecido como Vermelho, da banda 14 Bis, relatou o drama vivido em função do abuso de álcool, que a maioria das pessoas acredita que não encontrará problemas. Atualmente reconhece que o bem mais precioso da vida é a sua liberdade e que somente sem as drogas conquistamos a paz interior.

“O sonho de todo alcoólatra é poder beber socialmente. Isso é impossível, não existe, falo de experiência própria. Já me internei várias vezes em hospitais e já fiquei anos sem usar nada. Não tenho pudor em falar isso porque sou uma pessoa conhecida. Vou falar isso porque acho que posso ajudar as pessoas nesse sentido”, disse.

Aliança pela Vida

Na primeira etapa, os recursos serão destinados a cinco ações principais, que tiveram as implementações autorizadas pelo governador nesta terça-feira (2). A “Rua Livre de Drogas” transformará locais de consumo e de venda de drogas ambientes propícios a atividades culturais, esportivas e de lazer, inibindo o uso de drogas nesses locais.

O “SOS Drogas” terá 20 atendentes qualificadas atender de maneira mais eficaz a quem procura o serviço, por meio do telefone 155. As “Equipes de Socorro Familiar”, formadas por psicólogo e assistente social, atenderão familiares de usuários de drogas em casa.

O “Prevenção em Pauta” vai utilizar a estrutura do Canal Minas Saúde, do Governo de Minas, uma das maiores redes de educação a distância do país. Atualmente com quatro mil pontos de recepção, a rede será ampliada para 15 mil pontos instalados também em escolas estaduais, Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e presídios.

Anastasia também autorizou medidas para viabilizar a ampliação dos “Centros de Atenção Psicosocial (CAPs)”, com instalação de 20 novas unidades. Atualmente, são 156 em atividade no Estado, destinados a acolher pessoas com transtornos mentais e estimulando a sua integração social e familiar. Os novos CAPs atenderão especificamente dependentes de álcool e outras drogas.

Foi assinado também Edital Público de chamamento para seleção de cem projetos de entidades sociais parceiras em todo o Estado. Para promover a “Mobilização Social”, elas receberão recursos de até R$ 70 mil do Governo de Minas para desenvolver ações de mobilização social voltadas para a prevenção e o combate às drogas. Serão selecionados os projetos mais inovadores dirigidos para a área da educação, juventude que queira abandonar o tráfico, para profissionais do sexo, para as famílias dentre outros. O edital será lançado nesta quarta-feira (3).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato