Governador

15h42min - 08 de Dezembro de 2014 Atualizado em 15h24min - 09 de Dezembro de 2014

Governador assegura melhorias à população de Três Corações

Reforma do aeroporto e nova estação de tratamento de esgoto contribuirão para o avanço do desenvolvimento do município sul mineiro

O governador Alberto Pinto Coelho visitou Três Corações, nesta segunda-feira (08/12), quando assinou a ordem de serviço para o início das obras de reforma e melhoramento do aeroporto da cidade, no Sul de Minas. Além de garantir a melhoria da malha aeroportuária de Minas, Alberto Pinto Coelho descerrou a placa de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio do Peixe, obra viabilizada pela Copasa com recursos de R$ 28 milhões, que vai tratar o esgoto coletado de 35% da população localizada na Bacia do Rio do Peixe.

“Estamos aqui para celebrar conquistas importantes para a região Sul do Estado. Temos o compromisso de garantir a qualificação territorial e oferecer melhor qualidade de vida à população. Os mais de 20 milhões de mineiros são o sal da terra que, certamente, nos trazem o compromisso permanente e cotidiano da grave responsabilidade de governar o nosso Estado. Minas Gerais, através de um trabalho fecundo, dá a resposta a esse compromisso inarredável com o futuro e com as futuras gerações de mineiras e mineiros”, afirmou o governador.

A reforma do Aeroporto Melo Viana faz parte do programa Proaero, executado pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop). Estão previstas intervenções na pista de pouso e decolagem; faixa de pista preparada, pátio de estacionamento; execução de cerca padrão aeroporto, além da retirada de árvores e postes, sinalização de torres de alta tensão, torres de telefonia móvel celular e morros, que venham a constituir obstáculos à navegação aérea. Serão investidos, com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), R$ 6,1 milhões.

A proposta é que operem, no terminal aeroportuário, aeronaves de aviação regional (tipo R1), com 18 assentos, abrindo possibilidade de ligação direta com Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para o prefeito de Três Corações, Cláudio Pereira, a cidade recebeu, ao longo dos últimos anos, importantes obras de infraestrutura, permitindo que o município desse um salto no desenvolvimento. “Somente este ano, nossa cidade recebeu a visita de dois governadores, Alberto Pinto Coelho e Antonio Anastasia. Esse gesto mostra a importância com que o Governo de Minas tratou dos assuntos do nosso município. Foram mais de R$ 7 milhões na educação de Três Corações, recursos para infraestrutura e saúde”, agradeceu o prefeito.

Mais saneamento

A nova ETE Rio do Peixe vai tratar o esgoto in natura lançado nos rios Verde e do Peixe, promovendo despoluição dos principais rios que banham o município de Três Corações. A Copasa investiu R$ 34,9 milhões em todo o sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Rio do Peixe, incluindo, além da ETE, a construção de interceptores, linha de recalque, rede coletora, estação elevatória e emissários.
Para atingir 100% da população de Três Corações com esgotamento sanitário, Alberto Pinto Coelho afirmou que o Governo de Minas iniciará no próximo ano o início das obras de mais uma ETE no município.

“Já temos uma perspectiva de, em um curto prazo, uma vez que a licitação está em curso, termos nova ETE da Bacia do Rio Verde. Com isso, teremos o tratamento de esgotamento sanitário da totalidade desta cidade. Esse é mais um compromisso de Minas e dessa empresa de excelência, que é a Copasa. Em 2003, Minas contava com 31 ETEs em operação. Atualmente, são 130 estações de tratamento de esgoto em funcionamento no Estado e mais 78 em construção”, afirmou o governador.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é responsável pelo sistema de abastecimento de água de Três Corações desde 1980. Em 2005, a Companhia assumiu os serviços de esgotamento sanitário. Atualmente, o município conta com cerca de 200 mil metros de redes coletoras e mais de 22 mil ligações de esgoto, atendendo aproximadamente 74 mil pessoas na cidade.

Participaram do evento o ministro João Otávio de Noronhado do Superior Tribunal de Justiça, os secretários de Estado Fabrício Sampaio (Transportes e Obras Públicas) e Ana Lúcia Gazzola (Educação); o diretor da Codemig, Marcelo Nassif; ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas desembargador Joaquim Herculano e o diretor de Operações Sudoeste da Copasa, Paulo Fernando Rodrigues e diversas autoridades do município.