17h33min - 22 de Janeiro de 2010 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Governador autoriza início das obras no Independência

BELO HORIZONTE (22/01/10) - O governador Aécio Neves autorizou, nesta sexta-feira (22), início imediato das obras no Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, em Belo Horizonte. O objetivo é dotar o estádio das condições necessárias para sediar jogos dos campeonatos Mineiro e Brasileiro no período em que o Mineirão estiver fechado ao público para obras de modernização, visando à Copa do Mundo de 2014.

A autorização para início das obras foi dada no próprio Estádio Independência, localizado no bairro Horto, na presença do ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, e do ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci. As obras estão orçadas em R$ 50 milhões, sendo R$ 20 milhões do Governo de Minas e R$ 30 milhões, federais.

“Hoje é um grande dia não apenas para o futebol, mas para o esporte mineiro. Estamos hoje dando o primeiro pontapé concreto para que Minas Gerais possa ter um papel de absoluto destaque na Copa do Mundo de 2014. Os equipamentos que estão sendo viabilizados serão extremamente úteis para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado após, também, a Copa do Mundo. Hoje vocês poderão ouvir o barulho das máquinas, porque ainda nesta sexta-feira iniciam-se as obras do novo Estádio Independência”, afirmou o governador, em seu pronunciamento.

Abertura da Copa

Minas é o primeiro estado brasileiro a cumprir integralmente o cronograma de obras estabelecido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para as cidades-sede dos jogos da Copa de 2014. Segundo o governador, esse é mais um fato a habilitar o Estado para a disputa pelo direito de abrigar a partida de abertura do campeonato internacional.

“Minas é o primeiro Estado a cumprir integralmente o cronograma estabelecido pela Fifa e, é por isso, que quando falo na possibilidade de nós, por exemplo, abrirmos a Copa do Mundo, é porque estamos nos preparando para isso. Não vejo a mesma velocidade, as mesmas decisões tomadas em alguns outros estados. Portanto, não vamos apenas reivindicar com palavras, vamos demonstrar que o Mineirão, que Minas Gerais, pela sua localização, pode ser um espaço de absoluto destaque na Copa do Mundo”, afirmou Aécio Neves, em entrevista.

Mineirão

O governador disse também que nesta segunda-feira (25), será autorizado o início da modernização do Mineirão. As obras serão feitas em três etapas, com conclusão prevista para dezembro de 2012. O cronograma permitirá que o Mineirão permaneça aberto ao público durante a primeira etapa, que se estenderá até o final de maio. As obras estruturais dessa fase poderão ser realizadas concomitantemente aos jogos dos principais campeonatos.

“Segunda-feira estaremos no Mineirão. Terei pela primeira vez a oportunidade de definir o cronograma definitivo das obras do Mineirão. Vocês saberão quando o Mineirão será fechado, quando será reaberto. Vamos inclusive compatibilizar durante três ou quatro meses os jogos do Campeonato Mineiro, em especial, e mesmo da Libertadores, no Mineirão, com as obras. Será possível. Há um planejamento para isso, mas no momento do início da Copa do Mundo, em junho deste ano, é que estaremos fechando o Mineirão definitivamente para a conclusão das suas obras”, disse o governador.

Conforto e segurança

As obras do estádio Independência serão executadas pela Andrade Valladares Engenharia e Construção e deverão estar concluídas até outubro deste ano. A partir dessa data, o Independência terá capacidade para abrigar os principais campeonatos de futebol estaduais e nacionais.

“O Independência será praticamente um estádio novo, em condições de já neste ano, a partir de outubro, sediar as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro e, no ano que vem, o Independência será o grande palco do futebol mineiro e do futebol nacional”, disse Aécio Neves.

A Arena do Jacaré, localizado em Sete Lagoas, a 62 km de Belo Horizonte, também será alternativa para os jogos no período em que o Mineirão estiver fechado ao publico. O Governo de Minas destinou R$ 8,6 milhões para a reforma, sob responsabilidade da CBR Construtora. O prazo para entrega é março próximo.

Estiveram presentes o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o presidente do Conselho de Administração do América Futebol Clube, Afonso Celso Raso, o presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, os secretários de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, de Turismo, Érica Drumond, e de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.

O que muda no Independência

A capacidade de público será ampliada de 10 mil para 25 mil lugares.

Serão instaladas cadeiras individuais nas arquibancadas, que serão parcialmente cobertas por estruturas metálicas.

Será construído um estacionamento com 500 vagas, sendo 166 cobertas e 334 abertas.

Serão instaladas torres para melhorar a iluminação e atender exigências necessárias à transmissão de jogos noturnos.

O gramado do campo será refeito com novo sistema de drenagem e irrigação.

O acesso dos torcedores ao estádio será feito por cinco portões e serão construídos 35 guichês e instaladas 50 catracas.

Os prédios onde funcionam a administração e vestiários serão totalmente reconstruídos, dando lugar a instalações amplas e modernas. O Independência contará com 27 lanchonetes e sete lojas.

O projeto prevê área específica para a imprensa, com 14 cabines de trabalho.

A área VIP terá 915 metros quadrados, onde serão instalados 24 camarotes.

O estádio contará com três elevadores para atender torcedores com necessidades especiais, imprensa e vips.