18h10min - 26 de Janeiro de 2010 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Governador inaugura aeroporto e libera recursos para Capelinha

CAPELINHA (26/01/10) - O Vale do Jequitinhonha passa a contar com um grande e importante reforço para o desenvolvimento regional. Nesta terça-feira (26), o governador Aécio Neves inaugurou as obras de reforma do aeroporto Dr. Juscelino José Ribeiro, em Capelinha. Durante a solenidade, o governador também autorizou o convênio entre a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e a prefeitura para a construção da sala de embarque e desembarque de passageiros no local, onde serão investidos R$ 100 mil do Tesouro do Estado. Acompanhado do vice-governador Antonio Anastasia, Aécio Neves assinou ainda a liberação R$ 1,16 milhão para reforma da Escola Estadual Rosarinha Pimentinha.

Após o evento, em entrevista, o governador destacou a prioridade dada aos vales do Jequitinhonha e Mucuri pelo Governo de Minas em seus investimentos. Ele destacou alguns programas que deram maior infraestrutura a essas regiões, como o Proacesso, que leva ligação asfáltica aos municípios mineiros que ainda não possuíam.

“O investimento no Vale do Jequitinhonha, do Mucuri e no Norte de Minas foi quase três vezes, por pessoa, o que se investiu em outras regiões do Estado. É muito bom chegar ao final do governo vendo que as regiões que não eram as mais desenvolvidas do Estado têm hoje instrumentos de telefonia celular, de Proacesso, de saúde de melhor qualidade, de segurança pública, mais qualificados, exatamente para que essa região possa, com a força da sua gente, encontrar o seu destino”, disse o governador.

Atendendo reivindicação da população da região de Capelinha, Aécio Neves também autorizou a pavimentação da estrada que liga o município a Itamarandiba e Setubinha.

Aeroporto

O aeroporto de Capelinha está incluído no Proaero e recebeu R$ 10,2 milhões de investimentos. As obras incluíram terraplanagem, drenagem, implantação da pista de pouso/decolagem e do pátio de estacionamento de aeronaves. Também foram implantados sistema de sinalização diurna e balizamento noturno, serviço de combate a incêndio e adequação da cerca de proteção no contorno da área patrimonial.

“Essa obra, muito mais do que o valor monetário de R$ 10 milhões, significa mais um passo a favor da redenção do Vale do Jequitinhonha. É um passo fundamental, não só para a integração aérea de Capelinha e do Jequitinhonha a Minas e ao Brasil, mas um passo fundamental para atração de novas empresas, empregos, qualidade de vida a favor do povo dessa região”, afirmou o vice-governador Antonio Anastasia.

O prefeito de Capelinha comemorou a inauguração do aeroporto na cidade e destacou a importância de outros programas já implantados na região, como o Proacesso e o acesso à telefonia móvel. “O Vale do Jequitinhonha e as menores populações da região agora estão ligadas ao mundo”, finalizou.

Proaero

O objetivo do Proaero é dotar o Estado de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte e impulsionar a aviação regional e local, melhorando as condições de transporte de carga e passageiros. Outro objetivo é a redução da distância da sede de um município a um aeroporto em condições de operação, por meio de rodovia pavimentada.

A seleção dos aeroportos contemplados pelo Proaero foi baseada na distribuição estratégica do Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres das vistorias realizadas pelos técnicos do Comando da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apoiado nos diversos Projetos Estruturadores do Estado.

Aeroportos em várias regiões do Estado vem recebendo melhorias por meio do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Em 2009, cerca de R$ 35 milhões foram investidos na realização de obras nos aeroportos de Capelinha, Governador Valadares, Oliveira, Ouro Fino e Curvelo, já concluídos.

Cerca de R$ 85 milhões estão sendo investidos nos aeroportos de Guaxupé, Lavras, Piumhi, Divinópolis, Passos, Claúdio e Ubá, em andamento. Também já foi licitada a obra para o aeroporto de Viçosa, com R$ 5,2 milhões de investimentos e previsão de início em março deste ano.

Os projetos de engenharia dos aeroportos de Almenara, Araçuaí, Araguari, Arinos, Campina Verde, Caxambú, Januária, João Pinheiro, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Pirapora, Ponte Nova e Taiobeiras já foram finalizados.