17h30min - 24 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Governador lança projeto de construção do Hospital Regional de Governador Valadares

Nova unidade vai atender 85 municípios da região e contará com investimentos de R$ 80 milhões do Governo do Estado

O governador Antonio Anastasia lançou, nesta sexta-feira (24), em Governador Valadares (Vale do Rio Doce), o projeto de construção de um Hospital Regional que vai contar com investimentos de cerca de R$ 80 milhões e terá capacidade para atender a população de 85 municípios da região, estimada em 1,5 milhão habitantes. O anúncio do empreendimento resgata compromisso de Anastasia em seu plano de governo, que prevê a construção e o fortalecimento de hospitais regionais para casos de alta complexidade em municípios polo do Estado.

Em seu discurso, o governador ressaltou a importância da descentralização dos serviços de saúde em todo o Estado para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.

“Estamos aqui assumindo o compromisso de construir em Governador Valadares, conforme meu plano de governo, mais um hospital regional. Sabemos que na saúde pública não basta um hospital. A saúde pública é um conjunto de ações, programas e projetos que começam na prevenção, passa pelo saneamento, segue com projetos como a equipe de Saúde da Família, unidades básicas de saúde (UBS) e de Pronto-Atendimento (UPA), que ao final culminam, muitas vezes, porque somos todos seres humanos e adoecemos, na figura de um hospital, um hospital de alta complexidade como o que terá Governador Valadares para atender não só os filhos dessa terra, mas os de toda a região”, afirmou.

Dos R$ 80 milhões investidos no hospital, R$ 50 milhões serão destinados para obras e R$ 30 milhões para compra de equipamentos. O início da construção está previsto para junho deste ano. O hospital disponibilizará 179 leitos, sendo 134 de internação, 20 de CTI adulto, 10 de CTI neonatal e 15 de cuidados intermediários.

O Hospital Regional vai desafogar a demanda no Hospital Municipal de Governador Valadares, que atende toda a região. A partir da inauguração do novo empreendimento, poderá se especializar em algumas áreas. O Regional fará com que casos de maior complexidade não precisem ser encaminhados para Belo Horizonte e Ipatinga.

“Essa rede de hospitais regionais tem por objetivo que as pessoas que tenham enfermidades mais graves possam ser atendidas na região, mais próximas das suas famílias e com mais qualidade. O compromisso que eu tenho é de vir aqui várias vezes, acompanhar os investimentos de R$ 80 milhões para, no prazo de 30 meses, nós o inaugurarmos e termos o hospital em pleno funcionamento”, assegurou Anastasia.

O novo hospital será erguido em um local estratégico, uma área de 15 mil metros quadrados, no trevo da BR-116 (Rio-Bahia), Km 407, trevo de Guanhães. O terreno, que ao todo soma 50 mil metros quadrados, foi doado ao Estado durante a cerimônia.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge de Souza, a construção de hospitais regionais está inserida na visão de não mais reproduzir equipamentos isolados de atenção à saúde. “O que está sendo pensado, planejado e será executado aqui atende às melhores premissas técnicas de organização. O que se pretende aqui é um grande hospital de urgência e emergência que fará o atendimento de toda a macrorregião. Por isso, pensar em rede, pensar regionalmente, é fundamental”, disse.

Para a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, a ação do Estado com a construção do novo hospital é estratégica e vai ajudar a melhorar o atendimento a população de toda a região, pois, como lembrou, a obra está inserida no programa de governo cuja finalidade é criar uma rede de hospitais regionais. “Governador Valadares se sente honrada por ter mais uma obra da importância social que é o futuro Hospital Regional, afirmou dizendo que “vamos fazer de tudo para que esse hospital aconteça efetivamente”.

Participaram do evento cerca de 40 prefeitos da região, além de deputados federais e estaduais, dentre eles o ex-prefeito da cidade Bonifácio Mourão, que destacou a importância do hospital para a região. “Esta obra vai fazer com que Governador Valadares se torne cada vez mais cidade prestadora de serviço para toda região, trazendo nossos vizinhos e amigos, gerando emprego e renda para a nossa população. Sabemos, governador, da luta que vossa excelência tem para gerar renda e trazer sempre mais desenvolvimento para os mineiros, e esse hospital vai ajudar a atrair mais infraestrutura para toda nossa região”, lembrou.

Mais Saúde

As ações para descentralização dos serviços médicos, com o objetivo de levar a saúde para mais perto do cidadão mineiro, tem sido objeto cada vez maior de investimentos do Governo de Minas. Desde 2003, o Governo do Estado realizou investimentos que somam R$ 62,5 milhões em Saúde só em Governador Valadares. Por meio do Programa de Fortalecimento dos Hospitais (Pro-Hosp), foram destinados R$ 22,5 milhões para os hospitais Municipal e Bom Samaritano.

Nos últimos nove anos foram investidos R$ 700 milhões, em recursos do Tesouro do Estado, para modernizar e melhorar a qualidade do atendimento de 132 hospitais de 112 municípios de todas as regiões do Estado. Somente em 2011, foram aplicados R$ 115 milhões. Para este ano, a previsão de investimentos é da ordem de R$ 130 milhões por meio do Pro-Hosp.

“O compromisso do Hospital é muito importante. Mas não é só ele. Temos a Risp, na segurança pública, a UAI, a estrada, a questão do aeroporto. Temos convênio diversos com a prefeitura que estamos implementando e vamos continuar fazendo obras, investindo na saúde, na educação, na segurança, na infraestrutura para cada vez mais melhorar a qualidade de vida de Valadares e região”, complementou o governador.