18h53min - 03 de Julho de 2009 Atualizado em 07h07min - 25 de Junho de 2013

Governador recebe balanço da Cidade Administrativa

O governador Aécio Neves se reuniu com o presidente da Codemig, Oswaldo Borges, quando lhe foi apresentado um balanço das obras da Cidade Administrativa. Borges afirmou que o cronograma está em dia e que neste mês de julho será finalizada toda a estrutura de concreto da obra. O Governo começará a transferir sua estrutura para a nova sede em dezembro deste ano.

BELO HORIZONTE (03/07/09) - O governador Aécio Neves se reuniu com o presidente da Codemig, Oswaldo Borges, nesta sexta-feira (3), em Belo Horizonte, quando lhe foi apresentado um balanço das obras da Cidade Administrativa. Após o encontro, no Palácio das Mangabeiras, Borges afirmou que o cronograma está em dia e que neste mês de julho será finalizada toda a estrutura de concreto da obra. O Governo do Estado começará a transferir sua estrutura administrativa para a nova sede, no bairro Serra Verde, na região Norte de Belo Horizonte, a partir de dezembro deste ano e janeiro de 2010. Também participaram da reunião, José Carlos Sussekind, do escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, que elaborou o projeto, e representantes do consórcio responsável pela obra.

“O Estado não poderá, obviamente, mudar-se de uma vez porque isso poderia gerar algum tumulto prejudicando o serviço que presta. Porém, já temos um cronograma de mudança de todas as secretarias e dos órgãos que ali se instalarão ao longo do ano de 2010”, explicou o presidente da Codemig.

Oswaldo destacou que os primeiros órgãos a serem transferidos para a Cidade Administrativa serão as Secretarias de Planejamento e Gestão, Fazenda e Governo, além da Governadoria e Vice-Governadoria. As demais secretarias e órgãos serão transferidos ao longo do primeiro semestre de 2010, de forma escalonada.

Transporte

Ele explicou ainda que o Governo de Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, através da BHTrans, já está finalizando estudos que visam facilitar a locomoção do servidor até a Cidade Administrativa.

“O estudo levou em conta todo o tráfego em função do volume de funcionários que residem ou que moram em pontos estratégicos da cidade. Então teremos várias linhas que sairão desses pontos onde há concentração de residência de funcionalismo diretamente para o centro. Além disso, haverá um link gratuito que ligará a estação (de metrô) do Vilarinho ao Centro Administrativo, porque ali é muito próximo. Isso também facilitará muito a vida do funcionalismo no que diz respeito a acesso”, detalhou.

O Governo de Minas também está investindo na construção de um túnel no sentido Belo Horizonte-Confins, por baixo da MG-010, que dará acesso direto à Cidade Administrativa. Segundo Oswaldo Borges, essa obra já foi licitada e está em andamento. A previsão é que 25 mil pessoas circulem diariamente na nova sede administrativa do Governo.

Região Norte

O presidente da Codemig também destacou que o Governo está investindo em diversas melhorias nos bairros vizinhos à Cidade Administrativa, garantindo mais segurança, conforto e opções de lazer para a população que mora na região do Vetor Norte da Região Metropolitana.

“Está em execução uma grande melhoria do entorno, com melhoria de grupos escolares, de postos de saúde, de praças, campos de esportes, quadras esportivas, iluminação. A Copasa está melhorando todo o abastecimento de água da região, a Cemig também já iniciou a construção de uma nova subestação para abastecer aquela região”, ressaltou.

Ele afirmou ainda que esses investimentos promovem o desenvolvimento para a região Norte de Belo Horizonte, que já se iniciou com outras iniciativas do Governo de Minas como a ampliação dos vôos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e a construção da Linha Verde.

O presidente da Codemig explicou ainda que não haverá necessidade de complementação orçamentária para a obra devido ao planejamento que foi feito antes da licitação. O custo é de R$ 948 milhões.