12h59min - 03 de Agosto de 2015 Atualizado em 18h10min

Governo acelera obras dos hospitais regionais de Governador Valadares e Teófilo Otoni

Serão investidos R$ 169 milhões em quatro anos; no total, municípios receberão 650 novos leitos com capacidade para atender 2,7 milhões de pessoas

O governador Fernando Pimentel determinou a retomada de 52 obras que estavam paradas em Minas Gerais desde a gestão passada. Duas delas são demandas antigas dos moradores dos Vales do Rio Doce e do Mucuri: a construção dos hospitais regionais. As cidades de Governador Valadares e Teófilo Otoni foram escolhidas para receber as unidades hospitalares pela divisão das macrorregiões de saúde, em atendimento ao plano nacional de atenção médica, criado pelo Ministério da Saúde.

Os dois novos hospitais juntos terão capacidade de atender 2,7 milhões de mineiros. Serão 650 leitos nas mais diversas especialidades médicas, reduzindo o tempo de deslocamento do paciente. Outro benefício é diminuir a dependência das redes de saúde locais com a de Belo Horizonte. Cerca de 170 municípios vão fazer parte da área de cobertura.

Em Governador Valadares, a obra foi retomada neste mês e segue em ritmo acelerado. Setenta e quatro pessoas trabalham na construção, que já entrou na fase de acabamento e instalações. A expectativa é inaugurar a unidade até o fim do primeiro trimestre de 2016.

Para Sebastião Correia, auxiliar de recursos humanos da obra, a equipe está motivada com o reinicio da obra.  “Quando ela foi interrompida, todos ficaram ansiosos para voltar para o canteiro e terminar o hospital. A cidade quer vê-lo pronto logo. Isso vai diminuir a demora para marcar consultas e, também, desafogar as UPAs, que sempre estão cheias”, afirma.

No Vale do Mucuri, a obra foi paralisada sem que as estruturas metálicas e de alvenaria estivessem finalizadas. Pela situação e porte da construção, o prazo de inauguração do Hospital Regional de Teófilo Otoni é em dezembro de 2016.“São 100 pessoas envolvidas e o número pode chegar a 300. O que queremos é cumprir nossas metas para entregar a unidade o mais rápido possível para a comunidade”, afirma o engenheiro responsável pela obra, José Luiz Nacle da Silva.

Confira aqui para atualização do andamento das demais obras  retomadas no interior do Estado.