Economia / Desenvolvimento

14h21min - 23 de Outubro de 2014 Atualizado em 14h22min

Governo assina protocolo para desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Bioquerosene para Aviação

Acordo, assinado com as empresas KLM, Sky NRG e a Fundação Be-Basic, visa principalmente a criação de um bioporto em Minas Gerais

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), assinou, nesta quinta-feira (23/10), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, protocolo de intenções com a empresa aérea KLM; a Sky NRG – primeira empresa produtora de biocombustíveis –; e a Fundação Be-Basic, empresa parceira público-privada internacional que desenvolve soluções industriais de bio-baseadas e sustentáveis. O objetivo é executar o processo de desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Bioquerosene para a Aviação (BioQav) no Estado, o transformando na primeira plataforma integrada do país.

O protocolo prevê a troca de experiências e conhecimentos para viabilizar a implantação de um bioporto em Minas Gerais e a transformação do Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves (AITN) no primeiro aeroporto “verde” do Brasil, promovendo a consolidação da primeira plataforma integrada de produção de BioQav do país. O acordo também tem o objetivo de criar o primeiro centro de referência em certificação de BioQav do Brasil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Crescimento sustentável

O Programa Mineiro de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Bioquerosene para a Aviação prevê o desenvolvimento de estudos e projetos envolvidos desde a matéria-prima, passando pela pesquisa, refino, certificação, produção e utilização do bioquerosene pelas empresas aéreas que operam no Aeroporto de Confins.

A ideia é impulsionar, também, a estrutura agrícola do Estado, para que se torne um dos principais fornecedores de matéria-prima para produção de biocombustíveis. Estão previstas unidades da plataforma nos municípios de Jaíba e Montes Claros, no Norte de Minas.

“Vamos transformar Minas Gerais em uma grande potência para desenvolver a nova economia, gerando empregos, riqueza e dando oportunidade a uma região que precisa muito, levando desenvolvimento social e econômico. Vamos levar do campo para as asas do avião uma tecnologia extremamente inovadora”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery.

A parceria

O Governo de Minas, a KLM, a Sky NRG e a Fundação Be-Basic pretendem criar sinergias entre o desenvolvimento da cadeia de BioQav em Minas Gerais e o Bioporto da Holanda. O protocolo terá duração de três anos e os parceiros terão, após a assinatura do protocolo, 60 dias para lançar o primeiro projeto.

“É muito importante essa integração entre o setor privado, as universidades, os centros de pesquisa e o setor público para que tenhamos outro padrão de sustentabilidade de vida no planeta”, afirmou o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde Vasconcelos. A iniciativa ainda determina a elaboração de estudos técnicos e econômicos para viabilizar o uso comercial de bioquerosene para aviação, além da busca de parceiros para financiar parte ou todo o processo de construção da estrutura.

A parceria com as empresas visa atrair investidores interessados pelo mercado emergente de biocombustíveis e renováveis, enriquecendo o projeto da Plataforma Mineira de Bioquerosene. Esse é mais um passo para a inserção de Minas Gerais na chamada “Nova Economia”, buscando investimentos para o crescimento sustentável do setor aeroespacial em Minas Gerais.

Além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, o protocolo foi assinado pelo diretor comercial da Air France KLM para o Brasil e Cone Sul, Marcel Kujin; pelo diretor executivo da SkyNRG, Dirk Kronemeijer; e pelo presidente do Conselho da Fundação B. E-Basic, Luuk Van Der Wielen – que destacaram a importância e as expectativas da parceria com o Governo do Estado, tradicional no agronegócio e detentor de uma economia consolidada.

Também participaram da cerimônia de assinatura do protocolo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernes, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Luiz Coelho Merlo.