Economia / Desenvolvimento | Agricultura

13h19min - 18 de Dezembro de 2014 Atualizado em 13h19min

Governo de Minas firma acordos para incentivar melhoria da qualidade do café

Cooperação técnica e investimentos no Leste e no Sul do estado são algumas das iniciativas para agregar valor à produção mineira

Minas, o principal produtor de café do Brasil, passará a contar com uma série de iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade e a ampliação da comercialização de cafés especiais, tanto no Leste quanto no Sul de Minas. Esta semana, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA), com a colaboração da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), para capacitar representantes de entidades regionais ligadas à Associação das Matas de Minas, na região Leste.

O treinamento abrange desde o envio de amostras, comercialização direta do café e cotação de preços no mercado internacional até o desenvolvimento de estratégias de benchmarking para os produtores.

As empresas interessadas na internacionalização de suas atividades terão ainda o suporte da Exportaminas, para receberem orientações sobre as principais demandas do mercado internacional. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, a iniciativa é de extrema importância e revela os esforços do Governo do Estado em torno da articulação necessária a fim de ampliar a competitividade do setor. “O Estado não mede esforços para viabilizar iniciativas que melhorem os diferentes setores da economia, como o agronegócio”, reforça.

Situada no leste do Estado, a Região das Matas de Minas é composta por 63 municípios diretamente ligados à produção de cafés especiais. A área é composta por cerca de 36 mil produtores de café, que geram mais de 230 mil empregos diretos e indiretos. A expectativa é que seja feito um mapeamento das principais demandas do setor na região, com a criação de uma agenda para o ano de 2015. “O acordo nos permitirá ter ações mais planejadas e articuladas na Região das Matas de Minas. Essa capilaridade nos ajudará a melhorar e atuar de forma mais eficaz na região”, afirma a coordenadora da Exportaminas, Fernanda Cimini.

Café reconhecido internacionalmente

O presidente da Associação das Matas de Minas, Eduardo Ribeiro, destacou a importância do café da região, premiado nacionalmente. O produto tem sido comercializado não só no mercado interno, como também cotado a ser exportado para países da Europa e Ásia, que nos últimos anos tem aumentado o consumo do café brasileiro. “Para nós da região, é muito importante essa articulação. Vemos que a união entre cafeicultores, associação e governo dá resultado. Agora esperamos que, a partir desse termo, possamos desenvolver outras inciativas em prol do cafés produzidos nas Matas de Minas”, acredita.

O subsecretário do Agronegócio da Seapa, Antonio Gama, juntamente com o secretario Rogério Nery, também debateu a importância do desenvolvimento do turismo na região, tendo como foco a indústria do café, com destaque para o café especial. “As Matas de Minas têm cafés com qualidade reconhecida. Agora temos que pensar na melhoria de toda região por meio da exploração do potencial turístico e a geração de empregos de qualidade, que trará riqueza e dinamizará as Matas de Minas”, acredita.

Novos investimentos no Sul de Minas

Também esta, semana a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), assinou protocolo de intenção junto à Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), que prevê investimentos de R$ 15,8 milhões na implantação de uma unidade industrial de torrefação de café no município de Guaxupé, no Sul de Minas.

A expectativa é de que com o investimento, a torrefação realizada pela cooperativa, que hoje está em torno de 300 mil quilos por mês, passe para cerca de 500 mil quilos. A cooperativa mantém o foco na produção para o consumo interno de café, mas tem ampliado a produção de cafés especiais, que já conquistaram o paladar dos asiáticos e europeus.

A Cooxupé conta hoje com mais de 12 mil cooperados, sendo 84% deles pequenos produtores de mais de 200 municípios. “Reunimos a maior e melhor produção de café do Estado, portanto esse investimento será bom não só para a Cooxupé mas para todo o Estado”, afirma o diretor-presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino.