17h22min - 12 de Dezembro de 2014 Atualizado em 17h22min

Hospital das Clínicas de Pouso Alegre ganha novos leitos de UTI neonatal e pediátrica

Governo de Minas também destinou recursos para a aquisição de medicamentos, materiais de consumo médico hospitalar e compra de equipamentos de última geração

Foi inaugurado, nesta sexta-feira (12/12), no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre, a nova UTI Neonatal e Pediátrica da unidade. Com as obras, foi aumentado para 20 o número de leitos disponíveis no local, destinados, exclusivamente, ao atendimento à pediatria. Além disso, o HCSL passa a contar com dois amplos andares, o que atende às exigências técnicas e também à equipe multiprofissional.

Governo de Minas destinou R$ 543.600,00 para a construção da nova UTI Neonatal e Pediátrica. Outro repasse, no valor de R$ 2,4 milhões, foi destinado à aquisição de medicamentos, materiais de consumo médico-hospitalar e para a compra de equipamentos de última geração. Atualmente, segundo parâmetros do Ministério da Saúde, há um superávit de 25 leitos de UTI neonatal na macrorregião Sul. O secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, destacou o esforço de crescimento e modernização do hospital. "Com essa inauguração, fica a certeza que é possível construir saúde pública com o padrão e a qualidade que a população merece", enfatizou.

Governo de Minas também investiu, por meio de convênios, mais de R$ 4.5 milhões, recursos utilizados na ampliação da área física do serviço de hemoterapia, aquisição da máquina de diálise e em equipamentos para o sistema de osmose. Parte desse recurso também foi investido na aquisição de equipamentos para o setor de ginecologia e obstetrícia, entre outras ações.

Durante a solenidade, o secretário e outras lideranças foram homenageados pela direção da instituição com a entrega de placas. Na mesma cerimônia, o secretário entregou ao provedor as chaves de uma ambulância doada à instituição pelo Governo de Minas. Antes da inauguração, o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, mantenedora do hospital, Rafael Simões, acompanhado da equipe técnica, fez um balanço da gestão, destacando a expressiva parceria do Governo de Minas com a instituição hospitalar.

Saúde em Pouso Alegre

De 2003 a 2014, o Governo de Minas investiu mais de R$ 41,3 milhões em Pouso Alegre. Desse total, mais de R$ 18.2 milhões foram  repassados por meio do Programa Estadual de Fortalecimento e Melhoria dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp). Outros investimentos se referem à Câmara de Compensação, ao Programa de Educação Permanente (PEP), Farmácia de Minas, Saúde em Casa, Saúde Mental, Saúde Bucal e ao Programa Estadual de Controle e Prevenção à Dengue.

Hospital das Clínicas

A unidade é um hospital universitário, privado e filantrópico, cuja entidade mantenedora é a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. Localizado no Sul de Minas, em Pouso Alegre, o Hospital Samuel Libânio está inserido na Rede de Resposta de Urgência e Emergência. Atende, atualmente, a 16 microrregiões de Minas Gerais, correspondendo a 191 municípios com uma população estimada de 3,5 milhões de habitantes.