Minas por Região
Ciência e Tecnologia

08h00min - 13 de Outubro de 2013 Atualizado em 15h30min - 11 de Outubro de 2013

Inovação, investimentos e gestão eficiente são as marcas do ensino superior em Minas Gerais

Enade atesta nível de excelência das universidades estaduais; gestores e estudantes revelam estratégias que levaram Minas ao reconhecimento nacional

Inovação, flexibilidade para se adaptar às novas exigências do mercado, gestão compartilhada com professores e alunos, investimento em capital humano e em novas tecnologias. Esses são alguns dos diferenciais que levaram a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro (FJP), a conquistarem a nota máxima entre os indicadores de qualidade do ensino superior no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Todos os anos, o Ministério da Educação avalia um grupo de cursos de acordo com a área de conhecimento, por meio do Enade. A cada três anos, uma mesma graduação é avaliada. As instituições são classificadas conforme os resultados do exame aplicado aos estudantes, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. De acordo com o indicador, hoje, as escolas estaduais de ensino superior de Minas Gerais figuram entre as melhores do país. Os dados divulgados na última segunda-feira (7) referem-se a 2012.

Para chegar a esse nível de excelência, cada universidade investe em uma estratégia de sucesso. O pró-reitor de Ensino da Unimontes, João Felício Rodrigues Neto, afirma que três aspectos foram fundamentais para que a instituição chegasse a esse patamar e conquistasse as notas máximas (5 e 4) em todos os seus cursos avaliados: Administração (5), Direito (5), Ciências Contábeis (4) e Ciências Econômicas (4).

Neto explica que o caminho foi longo. O ponto de partida foi vencer a barreira regional, uma vez que a universidade está situada no Norte de Minas, região com considerável nível de carências. “A busca por soluções para os problemas da região acabou incentivando o desenvolvimento humano, o que tem sido essencial para manter a qualidade dos serviços prestados”, explica.

O segundo ponto destacado pelo pró-reitor da Unimontes é o nível dos alunos que estudam na instituição. “Por sermos uma universidade pública, acabamos atraindo bons estudantes que, depois, são avaliados pelo Enade”, assinala. Mas é a união da equipe de gestão com professores e alunos que Neto aponta como o principal motivo para que a universidade mantenha o elevado padrão de ensino. “Essa interação resulta em soluções criativas e inovadoras, diferencial importante para a conquista de bons resultados”, avalia.

Inovação mineira

Inovar, propor novos modelos, colocar em pauta a questão da contemporaneidade, ir além. Esta é a receita de sucesso da Uemg, que também obteve nota máxima entre os indicadores de qualidade do ensino superior avaliados pelo Enade, afirma o reitor da instituição, Dijon Moraes Júnior. Três cursos da Uemg obtiveram nota 5, enquanto outros cinco ficaram com a nota 4. 

Segundo o reitor, inovação sempre foi a marca da Uemg. “Durante muitos anos, fomos a única universidade de Minas a oferecer o curso de Design”, lembra. Para ele, por ser uma instituição jovem, a Uemg consegue oferecer cursos que colocam em pauta questões contemporâneas, o que é um diferencial significativo.

Dijon de Moraes revela que um dos planos da universidade é implantar novos cursos no campus de João Monlevade, que concentra as faculdades de Engenharia. “Diferentemente da maioria das instituições de ensino, nosso objetivo não é oferecer modelos tradicionais, mas dar ênfase, por exemplo, em temas atuais como meio ambiente e sustentabilidade”, explica.

Destaque nacional

O curso de graduação em Administração Pública (CSAP) da Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro (FJP) está classificado em terceiro lugar entre as 1.540 graduações em administração avaliadas na edição 2012 do Enade. O CSAP conquistou também o 17º lugar geral entre os 6.195 cursos oferecidos pelas instituições brasileiras de educação superior nas áreas de humanas e ciências sociais aplicadas à gestão e negócios.

Único curso universitário do país orientado para a formação de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), carreira específica do poder executivo de Minas Gerais, o CSAP é estratégico para a modernização do serviço público estadual, formando profissionais que irão atuar nas áreas de gestão governamental e de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Para a diretora-geral da Escola de Governo, Luciana Raso, a continuidade da excelência do curso é fruto do trabalho incansável de toda equipe da unidade. “O diferencial na formação do aluno do CSAP é o tripé ensino, pesquisa e extensão, que é marca da nossa instituição e corrobora para o ideal de seus fundadores. Com uma grade curricular interdisciplinar, o EPPGG tem uma visão sistêmica e é capaz não apenas de reproduzir tarefas burocráticas, mas de se tornar um agente público diferenciado”, afirma. 

De acordo com a coordenadora do curso, Maria Isabel Araújo, o resultado obtido no Enade é mérito do corpo técnico, docente e discente da Escola de Governo. “Escolhidos com muito critério pelo seu conhecimento, didática e titulação, os professores foram fundamentais para o sucesso alcançado. O desempenho dos alunos e sua integração com a instituição possibilitam a construção e aplicação de práticas pedagógicas inovadoras, que contribuem para uma formação de alto nível”, observa.

Segundo Lucas Franco, estudante do quinto período do curso de Administração Pública da Escola de Governo, a classificação é um estímulo por confirmar a excelência do curso e dos alunos. “Este resultado atesta a capacidade dos gestores formados na EG, que integram o quadro de servidores do Estado ao concluírem a graduação”, explica Lucas Franco.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato