11h52min - 16 de Julho de 2015 Atualizado em 11h58min

Japonvar recebe obras do Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco

A Ruralminas executa no município a readequação de seis quilômetros de estradas vicinais e a construção de proteção das três principais nascentes do ribeirão Mangai

Mais mobilidade, preservação dos mananciais, melhoria na economia local e no turismo. Esses são alguns dos benefícios que o município de Japonvar, no Norte de Minas, recebe por meio da implantação das obras do Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco.

Ruralminas executa no município a readequação de 6 km de estradas vicinais, construção de 10 km de terraços, 150 bacias de captação e a proteção das três principais nascentes do ribeirão Mangai, que deságua no rio São Francisco.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Ruralminas, Wender Borges, os produtores rurais da região dependem muito da água do ribeirão Mangai e estão assustados com a queda do nível d’água. “As ações executadas irão minimizar os transtornos vividos pela população da cidade e também garantirá a preservação do ribeirão Pau Preto, que é o principal afluente do ribeirão Mangai”, salienta.

“A prefeitura não tem condições financeiras para executar essas ações. O trabalho da Ruralminas irá garantir um melhor deslocamento para os produtores rurais e para as crianças que usam o transporte escolar. Também há perspectiva de melhora no comércio, com maior escoamento da produção, e do turismo de aventura, já que nossa região é cercada de cachoeiras”, conta o prefeito do município, Eraldino Soares de Oliveira.

As obras em Japonvar serão concluídas até o final deste mês. O Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco abrange 178 municípios e totaliza 1.123 proteções de nascentes, 358 Km de proteção de matas de topo e ciliares, 53.784 bacias de captação de água de enxurrada, 3.450 Km de terraços e 467 Km de adequação de estradas.