16h57min - 09 de Julho de 2009 Atualizado em 17h33min - 27 de Junho de 2013

Jovens concluem cursos oferecidos pelo Servas e CMRR

BELO HORIZONTE (09/07/09) - Um grupo de 60 jovens recebeu certificados de conclusão nos cursos de Gestão e Negócios de Resíduos e outros 36 se formaram no curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores, nessa quarta-feira (8), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Esses dois cursos, gratuitos, oferecidos pelo Governo de Minas e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) já qualificaram cerca de 400 jovens. Eles recebem uniforme, alimentação, transporte e material didático.

O Curso de Qualificação em Gestão e Negócios qualifica jovens, com enfoque nos princípios na redução da geração, reciclagem e reutilização nas áreas da construção civil, saúde (hospitais, clínicas, farmácias), postos de combustíveis e atividades comerciais em geral.

“Agora sempre que converso com alguém falo sobre a importância do reaproveitamento de resíduos. Na minha escola já fizemos até um abaixo-assinado pela implantação da coleta seletiva e conseguimos. Não adianta só querer mudar o mundo, tem que divulgar o que aprendemos” reforça a aluna Taiza Menezes de Oliveira. O pai, Valdivino Rodrigues de Oliveira, que sempre a incentivou, garante que o conhecimento da filha é aplicado em casa, “onde a gente vive de olho, agora que temos conhecimento de que o desperdício não pode mais fazer parte da nossa vida.”

A MinasPetro, parceira do curso desde 2007, contrata alunos do CMRR e pretende estender essas contratações a partir do próximo ano, quando o curso passa a ser técnico “Temos na Minaspetro um funcionário que foi aluno do CMRR, continuou os estudos e hoje está inclusive desenvolvendo um trabalho de coleta de água da caixa separadora para nós. O CMRR foi a base de tudo.”

Criado em 2008, o curso de manutenção e montagem de computadores formou 71 jovens e ensina sobre o funcionamento dos computadores, como montá-los, testar peças e recondicionar máquinas usadas doadas por órgãos estaduais. Depois de recondicionados pelos alunos, os computadores são doados para a inclusão digital em instituições assistenciais atendidas pelo Servas. Além de recuperar as máquinas, os alunos aprendem sobre os riscos que o resíduo eletroeletrônico pode representar em caso de gestão ambientalmente incorreta.

A Santa Bárbara Engenharia contrata formandos desde o início do curso. Para o presidente da empresa Marcelo Dias, além da importância da formação profissional há a preocupação com a formação de cidadãos responsáveis pela transformação de uma sociedade sustentável, contribuindo também para o desenvolvimento do capital humano.

A aluna Thaysa Ribeiro, 16, elogia o curso. “Eu não tinha noção de manutenção de computadores. Hoje, tenho um conhecimento grande. Já posso ajudar amigos e familiares”, disse ela, que tem vontade de abrir seu próprio negócio no ramo. Diego Cavalcanti, 18, está mais interessado no lado ambiental. “Aprendi que todos os componentes podem ser reciclados. No computador há metais preciosos, como ouro e prata, e outros metais pesados, como chumbo, que podem contaminar o solo”, explica o estudante.

O vice-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Gastão Vilela, destaca a importância do curso para os alunos “Vocês hoje têm, a partir de agora, uma responsabilidade de multiplicar os conhecimentos, as mudanças de atitude, quebrando paradigmas e irradiando isso para sua casa, sua escola, seu bairro, sua cidade. Aqui é apenas o início.”

São parceiros do Curso de Qualificação em Gestão e Negócios de Resíduos o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (MinasPetro), a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Santa Bárbara Engenharia e Empreendimentos e Sebrae.

Para mais informações sobre a entrega dos certificados de conclusão clique aqui.