Minas por Região
Segurança / Defesa Social

13h00min - 25 de Maio de 2015 Atualizado em 13h05min

Jovens do Socioeducativo experimentam o atletismo no Centro de Treinamento da UFMG

Além de conhecer modalidades, projeto levou palestra aos jovens que cumprem medidas de semiliberdade no Sistema Socioeducativo

Lançamento de dardo, salto em distância e também a prova clássica do atletismo, os 100 metros rasos. Essas modalidades foram experimentadas, recentemente, por 35 jovens que cumprem medidas de semiliberdade no Sistema Socioeducativo, no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A atividade faz parte de um projeto da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), executado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) “De Peito Aberto”.  Os jovens assistiram a uma palestra da treinadora de saltos, Jéssica Venâncio, e de Sérgio Ramos, gerente do centro, e também conheceram todos os locais e equipamentos de atletismo de pista e de campo.

O coordenador do projeto e professor de Educação Física Leonardo Costa lista entre os objetivos do projeto a divulgação de esportes pouco praticados pela juventude brasileira e o incentivo aos hábitos saudáveis e aguçar a vontade dos jovens de abraçar a carreira de atleta. “Eles estão superempolgados e todos querem continuar as atividades. Eles ainda serão apresentados a outras modalidades do atletismo, tanto de pista quanto de campo”, destacou.

O gerente Sérgio Ramos destaca que o local atende as normas e padrões internacionais de centros de atletismo profissional. “Estes jovens estão vibrando, esbanjam uma grande energia positiva. Isto é visível pelo interesse e desempenho nas atividades”, diz. Sérgio ficou impressionado com o lançamento de dardo feito por um dos adolescentes, na terça-feira, 19.05. “O dardo chegou a 25 metros. É um excelente lançamento para a primeira vez, sem nenhum treinamento e técnica”, enfatizou.

Os jovens estiveram nos dias 19 e 21 de maio no CTE da UFMG, Nos próximos encontros, os adolescentes vão conhecer a corrida com barreiras e outros obstáculos, o lançamento de peso e de disco e a provas de 50, 200 e 400 metros rasos.

Perspectivas

A gerente de Esporte, Cultura e Lazer da Suase/Seds, Camila Souza Lima Fontes, é uma das maiores incentivadoras do projeto. “Além de atendermos exigências legais em relação à oferta de atividades culturais e esportivas, estimulamos a experimentação de inúmeros esportes e torcemos para que surjam grandes atletas entre esses jovens”, apontou.

Na descoberta de possibilidades, o professor de Educação Física da oscip "De Peito Aberto", Walter Venâncio, relata a mudança dos jovens em relação ao voleibol. “Eles deixaram de associar o esporte ao universo feminino, depois de assistirem jogos de vôlei na categoria masculina. Isto amplia a visão em vários sentidos", observou.

A parceria com a UFMG não tem prazo para terminar. A proposta é acolher os jovens que demonstrem interesse e aptidão física para se dedicar a uma das modalidades do atletismo. Camila Fontes revela também a intenção de estender a parceria aos adolescentes em cumprimento de medidas de internação.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato