Minas por Região

18h27min - 04 de Setembro de 2009 Atualizado em 19h53min - 22 de Junho de 2013

Jovens se tornam multiplicadores da prevenção da Influenza A

BELO HORIZONTE (04/09/09) - Alunos beneficiados pelo Programa Poupança Jovem, de Ribeirão das Neves, aderiram ao teatro como ferramenta para ensinar a população de Belo Horizonte a se prevenir contra a Influenza A. Com o objetivo de se tornarem multiplicadores das informações sobre a gripe, eles se juntaram ao grupo de teatro Saúde em Cena, nesta sexta-feira (4), na Estação Central do Metrô e participaram de apresentações teatrais com a temática da gripe.

Além de alertar para importância da prevenção e envolver jovens dos programas sociais do Governo de Minas na luta contra a Influenza A, a ação capacitou os dez estudantes do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio Miguel Cerqueira Neto, em Ribeirão das Neves, para promover saúde através do teatro.

A estudante Isabella Balarine de Souza Nery, de 15 anos, é uma das dez alunas que encontraram no teatro uma forma diferente de ajudar os mineiros se prevenirem contra a gripe. “É gratificante poder interagir com a arte e passar informação. Às vezes a informação divulgada pela televisão não chega a todos de forma clara. Através do teatro podemos chamar a atenção das pessoas usando o entretenimento”, declarou.

Os estudantes foram envolvidos em uma oficina teatral para trabalharem técnicas de expressão corporal, voz e improvisação. O grupo apresentou a esquete sobre Gripe Suína para que os jovens participantes possam produzi-la como ferramenta de mobilização social nas escolas, bairros e espaços de convivência.

Enquanto aguardava o metrô, Nayara Nascimento de Freitas, de 20 anos, elogiou a ação. “Essa é uma maneira bacana para levar informação correta, promover conscientização e mudança na mente das pessoas” disse.

A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedese). Quem passou pela estação também recebeu material informativo sobre as formas de prevenção da gripe.

Poupança Jovem

O Poupança Jovem é destinado aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual, residentes em municípios ou regiões que apresentam elevadas taxas de evasão escolar, de violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O programa busca o desenvolvimento pessoal e social, visando à permanência na escola, à inserção no mercado de trabalho e à geração de renda. Ao término dos três anos escolares, os jovens recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil, a ser sacada após a conclusão do ensino médio. Em contrapartida, exige-se frequência regular nas aulas; bom desempenho escolar; participação em atividades complementares, como aulas de inglês, informática, música, circo, teatro e dança.

É desenvolvido nos seguintes municípios: Ribeirão das Neves, Sabará, Ibirité e Esmeraldas, (RMBH), Governador Valadares (Leste do Estado), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Mais 30 mil alunos são beneficiados. A meta é atender 50 mil jovens até 2010.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato