Economia / Desenvolvimento

16h44min - 06 de Junho de 2014 Atualizado em 16h48min

Maior fábrica do grupo XCMG fora da China é inaugurada em Minas

Gigante chinesa do setor de máquinas pesadas investiu aproximadamente R$ 500 milhões na nova unidade de Pouso Alegre

Foi inaugurada nesta sexta-feira (06/06), em Pouso Alegre, na região Sul de Minas, a nova unidade da XCMG – Xuzhou Construction Machinery Group – , gigante chinesa que fabrica máquinas para a construção pesada para todo o globo. Atualmente, a XCMG é a quinta maior do mundo no setor.

A empresa investiu cerca de R$ 500 milhões na implantação da fábrica, que deve gerar mais de mil empregos diretos e outros 2 mil indiretos. O empreendimento é resultado de um protocolo de intenções firmado entre a companhia e o Governo de Minas em 2011, com assistência do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI).

A partir do início das operações, a empresa pretende consolidar sua posição no mercado e, em cinco anos, estar em as três maiores fabricantes de máquinas para a construção no Brasil.

A decisão da empresa em instalar a sua primeira unidade no Brasil foi motivada pelo aumento de vendas de máquinas na América Latina. Com a nova fábrica, a empresa deverá atender os mercados do Brasil, América do Sul, com maior agilidade e menores custos de transporte.

Entre as vantagens competitivas do Estado de Minas Gerais citadas pela empresa e que auxiliaram na tomada de decisão estão a base forte de fornecedores industriais, o mercado crescente para as máquinas produzidas e o apoio dado pelo Governo de Minas.

“Este é um exemplo da qualidade do investimento que pretendemos atrair para o Estado, que gera empregos qualificados, agrega valor à nossa produção e é capaz de promover o desenvolvimento econômico em toda a região”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, durante a solenidade.

De acordo com o vice-presidente da XCMG, Wang Yan Song, a inauguração da fábrica é a realização de um grande sonho. “Temos orgulho de participar deste momento histórico”, destacou.

Capacidade de 7 mil máquinas por ano

Em uma área total de 800 mil metros quadrados, a fábrica está localizada às margens da Rodovia BR-381 (Fernão Dias). A capacidade para a produção será de 7 mil máquinas por ano. Nos primeiros anos de operações, a estimativa é que sejam produzidas 1,5 mil máquinas, com a contratação de 350 funcionários.

A XCMG vai produzir, em Minas, guindastes, escavadeiras hidráulicas e outros equipamentos voltados para a construção civil. Além da produção, a empresa investiu em revendas, instaladas nos principais municípios do estado e da federação.

Ao longo do projeto de implantação, a companhia chinesa iniciou as atividades a partir da comercialização de produtos importados e montagem de produtos em Pouso Alegre. A meta é expandir a cobertura de abastecimento local com os produtos produzidos no Brasil, serviço pós-vendas, centro de peças de reposição e centro de treinamento.

Para a presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), Monica Cordeiro, as perspectivas são de que a XCMG seja uma nova âncora do desenvolvimento da região. “O Governo de Minas Gerais aposta no estabelecimento de uma rede de fornecedores globais, que deverá ser atraída para a região a partir do início das operações da fábrica”, observou.

A XCMG é uma empresa de capital 100% chinês, cuja matriz está localizada na cidade de Xuzhou, a apenas uma hora de voo de Xangai.  Em Xuzhou estão localizadas mais de 25 fábricas dos diversos produtos fabricados pelo grupo, voltados para a construção civil, além do centro de desenvolvimento tecnológico do grupo.