17h49min - 20 de Janeiro de 2012 Atualizado em 08h55min - 01 de Julho de 2013

MGS completa 58 anos e inaugura nova sede no Centro de BH

BELO HORIZONTE (20/01/12) - A Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS) completou 58 anos no dia 18 de janeiro, somando diversos avanços ao longo dessas quase seis décadas de existência. Uma solenidade reuniu os empregados e a diretoria da empresa para marcar a data e a inauguração e benção da nova sede, que agora funciona na Rua Álvares Cabral, 200, no Centro de Belo Horizonte.

Para a diretora-presidente Luzia Soraia Ghader, a elaboração do Planejamento Estratégico da MGS, o novo Plano de Cargos, Salários e Carreiras, a reforma das instalações da unidade onde fica o Quadro de Apoio Operacional, bem como a parceria firmada com o SESC/Minas voltada para a promoção da saúde são conquistas que confirmam o empenho dos responsáveis pela empresa em garantir o bem-estar dos seus empregados e a boa qualidade dos serviços prestados ao Estado de Minas Gerais, suas fundações, autarquias e às prefeituras.

Linha do tempo

Fundada em 1954, com sede no Rio de Janeiro, a MGS inicialmente recebeu o nome de Companhia Federal de Imóveis e Construções. A empresa fazia parte do conglomerado do Banco de Crédito Real de Minas Gerais e atuava na área de Construção, Manutenção e Conservação Predial.

Na década de 70, visando maior competitividade no mercado, ampliou sua área de atuação para a Prestação de Serviços de Processamento de Dados; Incorporação, Conservação de Máquinas e Aparelhos em geral; Serviços de Transporte; Vigilância e fornecimento de mão de obra. A primeira mudança da denominação social ocorreu na década de 80, quando passou a se chamar Credireal Serviços Gerais e Construções S.A..

Em 1992, acompanhando a evolução da economia, passou por uma profunda reestruturação, transformando-se em uma empresa pública e adotando a denominação de MGS – Minas Gerais, Administração e Serviços S.A., ficando vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A empresa tinha, na ocasião, 5.766 empregados.

Em 1º de setembro de 2000, foi firmado acordo com o Ministério Público do Trabalho, que condiciona a MGS a contratar seus empregados por meio de concurso público. Atualmente, a MGS possui 20.500 empregados, que estão presentes em 148 cidades mineiras, sendo que 14.460 atuam em Belo Horizonte e outros 711 na Região Metropolitana da Capital.