19h18min - 09 de Outubro de 2009 Atualizado em 00h51min - 30 de Junho de 2013

Minas lança edital de apoio ao turismo de negócios e eventos

O Governo de Minas, o Instituto Euvaldo Lodi – Sistema FIEMG e o BID, lançaram o Edital de Apoio a Projetos de Turismo de Negócios e Eventos em BH e Região. O Fundo de Apoio visa subsidiar a criação, fortalecimento e captação de eventos e promover Belo Horizonte como destino de eventos.

BELO HORIZONTE (09/10/09) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MG) – Sistema FIEMG e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), lançaram nesta sexta-feira (9), no auditório do Fiemg Trade Center, o Edital de Apoio a Projetos de Turismo de Negócios e Eventos em BH e Região. Participaram da apresentação entidades e empresas de turismo de negócios da capital, além de setores econômicos estratégicos para Minas Gerais. A iniciativa integra as ações do Projeto Estruturador “Destinos Turísticos Estratégicos”.

O Fundo de Apoio ao Turismo de Negócios é um recurso não-reembolsável disponibilizado pelo BID, a partir do Programa de Aumento da Competitividade Territorial a todos os setores que compõem a cadeia do Turismo de Negócios e Eventos de BH e região. O Fundo de Apoio visa subsidiar a criação, fortalecimento e captação de eventos e promover Belo Horizonte como destino competitivo de eventos. Para tanto, foram definidas três linhas temáticas: Projetos de integração dos elos da cadeia produtiva, Projetos para a qualificação, promoção, articulação e desenvolvimento e Projetos Público-Privados para a promoção de BH como destino de Turismo de Negócios.

De acordo com o consultor pelo BID e gerente do projeto Turismo de Negócios em Belo Horizonte, Tadeu Neves, o edital irá integrar os elos do turismo de negócios com os setores econômicos estratégicos de Belo Horizonte. “O principal ganho é a execução de projetos em conjunto e a possibilidade de realização de eventos econômicos com maior oferta de produtos turísticos”, avalia.

Podem participar do edital as entidades dos setores econômicos estratégicos e do turismo de Minas Gerais, empresas associadas a entidades da classe do turismo de negócios e dos setores econômicos e empresas ou entidades públicas ligadas ao desenvolvimento econômico e ao turismo nos âmbitos municipal, estadual e federal. As propostas deverão ter prazo de execução entre 1 º de janeiro e 30 de setembro de 2010. Qualidade técnica do projeto, impacto indireto para elos da cadeia do turismo e aumento do fluxo turístico são alguns dos critérios a serem analisados na seleção das propostas.

Parceria para o turismo de negócios e eventos

Os recursos do edital, na ordem de R$ 500 mil, são provenientes dos convênios assinados entre o Governo de Minas, o IEL/MG e o BID, em 2008, que prevê investimentos na ordem de US$ 5,6 milhões em ações de incentivo ao Turismo de Negócios em Belo Horizonte e região.

A secretária de Turismo de Minas, Érica Drumond, lembra que “dentre as ações deste convênio já está implantada uma metodologia de trabalho em rede entre entidades públicas e privadas ligadas ao turismo da capital mineira para a captação conjunta e articulada de eventos para o Estado”, explica. Érica Drumond ressalta também, que parte dos recursos do convênio com o BID foi destinada à implantação do Espaço Minas Gerais - um centro avançado de referência na dinamização de negócios – inaugurado no início de setembro, em São Paulo.

O presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Roberto Noronha, lembrou que há mais de um ano, as entidades ligadas ao turismo de negócios e eventos em Belo Horizonte estão trabalhando unidas, com foco direcionado e articulado para atender as exigências do mercado turístico. “Estamos vivendo uma nova fase no turismo de BH. Para captar eventos de grande porte e de qualidade para a capital mineira, estamos trabalhando em equipe, seguindo uma metodologia de rede, ampliando cada vez mais a competitividade de Belo Horizonte”, afirmou Noronha.

Perfil do Turismo de Negócios e Eventos

O Turismo de Negócios e Eventos gera mais renda ao Estado à medida que atrai um visitante de perfil diferenciado, que tem gastos maiores que os dos turistas de lazer, aquecendo a cadeia produtiva do setor. A realização de grandes eventos tende a ocorrer nos meses de baixa temporada do turismo de lazer, movimentando destinos em épocas de baixa atividade e não representando competição por espaço em hotéis com o turismo de lazer. Desta forma, o turismo de negócios minimiza os efeitos da sazonalidade.

A capital Belo Horizonte é atualmente a 5ª cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais no ranking 2008 da ICCA (International Congress and Conference Association), entidade que mede a participação dos destinos na captação de eventos internacionais e divulga por meio da Lista Top 10 ICCA.

Em 2006, o Brasil se tornou e se mantém até hoje como o único país da América Latina a integrar o ranking. No ano passado, o país ficou em 7º lugar, com a realização de 254 eventos internacionais. Ocuparam da primeira à sexta posição, os seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Itália.

Para ter acesso ao edital, o interessado deve acessar: www.fiemg.com.br