Minas por Região

19h30min - 31 de Março de 2011 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Minas se despede com homenagens ao ex-vice-presidente José Alencar

BELO HORIZONTE (31/03/11) - Os mineiros se despediram, nesta quinta-feira (31), do ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, com emocionante homenagem nas ruas de Belo Horizonte. O governador Antonio Anastasia acompanhou os familiares em todos os momentos da despedida a José Alencar, desde a chegada do corpo Centro de Instrução da Aeronáutica, no Aeroporto da Pampulha, no velório realizado no Palácio da Liberdade, até a cerimônia de cremação, no Cemitério Parque Renascer, em Contagem.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, compareceram ao velório de José Alencar, no Palácio da Liberdade, acompanhados de ministros de Estado. Os senadores Aécio Neves e Itamar Franco, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também acompanharam a despedida. O arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, realizou celebração litúrgica de despedida do ex-vice-presidente.

Em entrevista no Aeroporto da Pampulha, Antonio Anastasia destacou o exemplo que o ex-vice-presidente deixou a todos os brasileiros. “O ex-vice-presidente deixou um exemplo muito grande não só na sua vida empresarial vitoriosa, ao mesmo tempo na sua vida política igualmente bem exitosa. Mais do que tudo, na fase final de sua vida, o seu exemplo no combate à doença, no seu amor à vida, na sua coragem, na sua fé, na sua crença em Deus”, afirmou o governador.

Chegada do corpo em BH

O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou às 9h20, desta quinta-feira (31), ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), no Aeroporto da Pampulha. O governador Antonio Anastasia e o prefeito da capital Marcio Lacerda acompanharam, ao lado dos familiares, o desembarque da urna, que chegou de Brasília na aeronave Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na base aérea, o corpo de José Alencar recebeu honras militares, dispensadas a chefes de Estado, e foi conduzido para uma viatura histórica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, modelo de 1959, utilizada em eventos especiais como o velório do ex-presidente Tancredo Neves, em 1985.

Do lado de fora dos portões do CIAAR, mais de 300 pessoas acompanhavam a chegada do corpo do ex-vice-presidente da República em sua terra natal.

Cortejo

Por volta das 9h50, o caminhão do Corpo de Bombeiros, escoltado por carros das Forças Armadas Brasileira e das Forças Militares do Estado, deixou a Base Aérea da Pampulha em direção ao Palácio da Liberdade. O cortejo seguiu pela pista central da avenida Antônio Carlos e, no centro da cidade, percorreu as avenidas Afonso Pena e João Pinheiro, seguindo até a Praça da Liberdade, em um percurso de cerca de 15 quilômetros.

Por todo o trajeto, pessoas saudavam o cortejo com acenos, palmas, cartazes e chuva de papel picado, aglomerando-se nas avenidas da capital, nos pontos de ônibus e em frente ao comércio.

Chegada ao Palácio da Liberdade

O corpo de José Alencar chegou às 10h30 ao Palácio da Liberdade. Na Praça da Liberdade, a viatura do Corpo de Bombeiros passou pela Alameda Travessia, onde centenas de pessoas aguardavam para se despedirem do empresário e político mineiro.

Nos jardins do Palácio, o corpo de José Alencar foi recebido com honras militares por um pelotão de Dragões da Inconfidência, grupamento especial do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais. Dezenas de coroas de flores com dedicatórias e manifestações de admiração a Alencar foram depositadas ao lado da entrada principal da sede do Governo Mineiro.

O caixão foi carregado por cadetes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e por soldados do Exército e da Aeronáutica até o hall principal do Palácio da Liberdade. O governador Antonio Anastasia e o vice-governador Alberto Pinto Coelho acompanharam a esposa do ex-vice-presidente, Mariza Gomes da Silva, filhos e netos. Emocionados, autoridades, amigos e familiares aplaudiram no momento da chegada do corpo de José Alencar.

O ex-vice-presidente foi velado até o início da tarde. A visitação pública foi encerrada às 13h30. Trinta minutos depois, o caixão foi fechado e conduzido até uma limusine, para o cortejo até o Cemitério Parque Renascer, em Contagem, onde o corpo foi cremado. A cerimônia foi restrita a parentes e amigos de José Alencar. O governador Antonio Anastasia, acompanhado do prefeito Mario Lacerda e sua mulher, Regina Lacerda, também participou da cerimônia.

Admiração dos mineiros

Desde o início da manhã desta quinta-feira, milhares de pessoas aguardavam a chegada do corpo de José Alencar. Antes de iniciar a visitação pública, as pessoas formaram longa fila para se despedir de José Alencar.

A costureira Laura Maria do Espírito Santo, que chegou ao Palácio da Liberdade por volta das 6h30, estava muito emocionada. “Tenho um carinho muito especial por ele. Era uma pessoa que transmitia paz, além de ser um guerreiro. Também sou uma lutadora e, por isso, admiro as pessoas que vão à luta”, disse.

Autoridades também destacaram o legado deixado pelo ex-vice-presidente aos brasileiros. O vice-governador Alberto Pinto Coelho ressaltou a generosidade de José Alencar. “Ele era um brasileiro notável, um mineiro autêntico, um homem dotado das virtudes mais nobres. Ser humano iluminado, pois preponderava nele a humildade, a generosidade, e a dignidade”, disse o vice-governador.

O prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda também fez questão de prestar solidariedade aos familiares do empresário e político. “Estamos solidários com a dor da família. É um ritual de consagração ao estilo mineiro, da figura de José Alencar, que imprimiu uma forma de construir empresa, de liderar entidades de classe e contribuir para a busca de uma harmonia e do equilíbrio da política nacional”, disse o prefeito.

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, lamentou a morte do empresário. “Lamentamos com muita consternação a perda do nosso presidente de honra. Fica aquilo que é mais importante: o exemplo, o carisma”, completou o empresário.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato