Copa do Mundo | Saúde | Segurança / Defesa Social

16h25min - 11 de Maio de 2013 Atualizado em 10h47min - 01 de Julho de 2013

Mineirão é palco de simulado de catástrofe

Minas Gerais é o primeiro estado no País a realizar capacitação na área de saúde para situações de catástrofe

Cento e cinquenta “vítimas” foram “resgatadas”, neste sábado (11), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O “resgate” faz parte do treinamento de simulação de catástrofe, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que tem o objetivo de preparar os hospitais João XXIII, Eduardo de Menezes, Risoleta T. Neves e Odilon Behrens para situações de Urgência e Emergência durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo, além de capacitar ainda mais os médicos e enfermeiros que irão trabalhar durante os eventos esportivos. As ações fazem parte do acordo de Cooperação Técnica internacional entre Brasil e França.

No simulado de hoje foi representada uma briga entre dois grupos de torcedores, que fingiram um pisoteamento que envolveu cerca de 150 pessoas em categorias de atendimento: vermelha (atendimento imediato com risco de morte); amarela (urgência sem risco de vida no momento); verde (vítimas machucadas, mas conscientes e andando); e uma vítima na categoria preta (representa óbito).

O primeiro atendimento foi realizado na área de concentração de vítimas, depois passou pela classificação e pelo posto médico avançado. O simulado contou com o apoio de 40 ambulâncias, dois helicópteros, 60 bombeiros, 30 agentes da Polícia Militar de Minas Gerais, agentes da BHTrans e colaboradores de outros órgãos envolvidos. Os casos que demandaram atendimento de urgência foram encaminhados para os hospitais referências, que deram continuidade ao atendimento. As ambulâncias saíram em comboio, ajudando a diminuir o tempo do trajeto até os hospitais.

O simulado busca também ativar o Plano de Catástrofe dos quatro hospitais que serão referências no atendimento de múltiplas vítimas, em Belo Horizonte. O plano de ação foi elaborado por médicos consultores de Portugal e prevê a melhoria das estruturas da Saúde para responder às situações de crises sanitárias, catástrofe e gestão de eventos de massa que irão acontecer em 2013, 2014 e 2016.

Durante o simulado, foram encenados os procedimentos reais de recuperação da atenção, a intervenção do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a intervenção das equipes avaliadas, o agravamento de cada paciente, a preparação dos estabelecimentos hospitalares, a comunicação com as autoridades sanitárias e diferentes órgãos envolvidos.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, que esteve no local acompanhando todo o processo, a grande importância desse evento é integrar todos os órgãos, para preservar mais vidas. ”Estamos treinando uma força coordenada com o SAMU, Bombeiros e Polícia Militar. Hoje os hospitais vão receber os pacientes e eles estão se preparando e se organizando para essas eventualidades. Com os pacientes já classificados, os hospitais receberão as vítimas com maiores riscos. Estamos treinando para salvar vidas”, completou

O Secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), Tiago Lacerda, esteve presente e parabenizou a equipe. “Estamos participando de um trabalho integrado entre os órgãos de autoridade, os colaboradores da França e a equipe do Mineirão. Estamos a quase um mês da copa e é importante saber que esse treino hoje servirá para a população ter atendimento de qualidade. Estamos deixando um legado para todos em Minas”, assegurou.

Os simulados que aconteceram em Belo Horizonte, ontem, em Confins, e hoje fazem parte da conclusão de um treinamento que está sendo ministrado por profissionais da França, através de uma parceria entre a SES-MG e o Governo Francês por meio da Associação dos Hospitais e o Samu de Paris. O curso teve início em outubro de 2012, dando sequência nos meses de dezembro do mesmo ano, fevereiro, abril e neste mês de maio, sendo o simulado a conclusão do treinamento. A parceria entre Minas Gerais e o Governo Francês surgiu desde 2010, quando já houve conversação através do grupo francês voltado para as catástrofes e acidentes de múltiplas vítimas, mas com formalização em 2012.

Medalha de melhor parceria

Em homenagem à melhor parceria, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu, hoje, das mãos dos franceses Pierre Carli, diretor do Samu de Paris e Pierre Herbaux, vice-presidente dos Hospitais de Paris, uma medalha com a imagem de uma pomba da paz, que é o símbolo dos hospitais de Paris. A homenagem é destinada para as melhores parcerias feitas pelos hospitais da França.

Para o diretor do Samu, a parceria é muito importante para os dois países, é uma via de mão dupla e afirma que nada substitui o trabalho em equipe. “Essa também é uma cooperação do Brasil para os hospitais e universidades de Paris. Hoje, presenciamos um evento muito importante, vimos que os médicos e o Samu estão preparados. Minas Gerais é o primeiro Estado no País a fazer esse tipo de curso e se preparar com simulados. No tempo real colocamos para funcionar todas as etapas de uma catástrofe. Estão de parabéns,” conclui Carli.