Minas por Região
Copa do Mundo

13h17min - 17 de Junho de 2014 Atualizado em 13h30min

Mineirão é tomado pela confraternização entre torcedores belgas e argelinos

Capital mineira recebe sua segunda partida do Mundial nesta terça-feira (17/06). Bélgica e Argélia se enfrentam pelo grupo H

A mistura dos idiomas português e francês toma conta de Belo Horizonte e do estádio Mineirão nesta terça-feira (17/06). Com uma língua em comum, belgas e argelinos, torcedores das duas seleções que se enfrentam na capital mineira nesta terça-feira, se entendem e se confraternizam na esplanada do estádio, antes do início da partida. Torcedores brasileiros, de Minas Gerais ou de outros estados do país, também não ficam de fora, e entram na festa dos estrangeiros. Praticamente em igual número, belgas e argelinos parecem gostar da proximidade com os torcedores locais.

Os amigos David Vameerbeeh, Werner Nieppen e Jeremy Arnor Picou vieram de Bruxelas para acompanhar a seleção da Bélgica. Confiantes na atuação do experiente Vincent Kompany, os turistas apostam em uma vitória por 3 a 0 dos Diabos Vermelhos, como é conhecida a seleção na Europa. “O Kompany é o nosso melhor jogador, mas contamos também com a técnica do Hazard para vencer a Argélia”, explicou Jeremy.

Em Belo Horizonte desde ontem, os amigos belgas não tiveram muito tempo para conhecer a cidade, mas destacaram a simpatia dos mineiros. “Estivemos na Savassi e foi incrível. As pessoas são sempre simpáticas e nos tratam muito bem. Estamos aproveitando esta grande festa”, comentou Werner.

Torcedor da Argélia, Khemici Rachid deixou o seu país natal para acompanhar a seleção na fase de grupos. Ao lado de outras duas mil pessoas, o aposentado, que chegou à capital mineira no domingo, não escondeu a empolgação de visitar o Brasil pela primeira vez. “Brasil e Argélia são muito parecidos, historicamente falando. Conheço vários brasileiros que moram no meu país, e é muito interessante conhecer uma nova cultura. Estive na Praça da Liberdade e apreciei de perto as obras de Oscar Niemayer. Belo Horizonte é uma cidade muito moderna, as avenidas são grandes e as pessoas são muito simpáticas”, elogiou o argelino.

Mesmo aos 71 anos de idade, Khemici aprovou a mudança de trânsito no entorno do Mineirão. “Adorei caminhar até o estádio junto de outros torcedores. Sem carros para atrapalhar fica bem melhor e mais divertido. Viemos fazendo festa com tranquilidade e segurança no meio da rua”, comentou empolgado o aposentado, que seguirá amanhã para Porto Alegre.

Conhecida como Guerreiros do Deserto (Desert Warriors), a Argélia participou de apenas três edições do Mundial, mas, se depender da torcida de Khemici, a equipe pode surpreender nesta Copa de 2014. “Nós temos o Bougherra, que pode nos ajudar a vencer hoje. Estou confiante, mas prefiro não arriscar um placar”, disse sorridente o simpático torcedor.

Turistas brasileiros em Minas

Belo Horizonte não tem recebido apenas torcedores e turistas estrangeiros. Brasileiros de outras partes do país visitam a capital mineira com o intuito de viver o clima de Copa do Mundo que toma conta da cidade e assistir a jogos do Mundial realizados no Mineirão. O carioca Valdo Alves disse que já veio a Belo Horizonte diversas vezes, mas adora a cidade e sempre faz questão de voltar. Ele conta que veio para assistir a partida entre Bélgica e Argélia e o jogo entre Argentina e Irã, no próximo sábado (21/06). Inicialmente intencionado a torcer para a seleção europeia, o carioca foi conquistado pela simpatia e pela alegria dos torcedores da Argélia e ele mudou de ideia assim que chegou ao Mineirão. “Aprendi a cantar a música e já estou fazendo coro com os argelinos”, conta.

Vitor Castro, de 18 anos, é paulista e veio para a capital mineira junto com os pais para acompanhar a partida desta terça-feira no Mineirão. O estudante contou que a família saiu da capital paulista de carro e chegou à capital mineira no domingo (15/06). Vitor, que diz ter conhecido a Praça da Liberdade e outros pontos turísticos da cidade, conta que gostou bastante do que viu na capital. O estádio Mineirão foi outro aspecto que agradou bastante o paulista, que torce para a equipe do São Paulo. “Não estamos acostumados com estádios assim. O Morumbi não chega nem aos pés do Mineirão”, destacou.

Família belga no Mineirão

Ao passar pelo entorno do estádio e pela esplanada do Mineirão, locais de concentração dos torcedores antes das partidas, é fácil ver grupo de amigos, casais e familiares reunidos para o momento do jogo. A família Wambersie é belga, mas mora no Rio de Janeiro há nove anos. Anna Catarina e Augustin vieram para a capital mineira com os três filhos, Geraldine, Leopolde e Olivier. Um dos filhos estuda nos Estados Unidos, mas fez questão de estar no Brasil para acompanhar os jogos e aproveitar o clima de Copa do Mundo.

A família visita Belo Horizonte pela primeira vez e, apesar de terem chegado à capital mineira na última segunda-feira (16/06), garantem que a primeira impressão da cidade foi excelente. “As pessoas são simpáticas e a cidade é muito bonita. Desde que chegamos, tudo funcionou muito bem. Pretendemos conhecer mais Belo Horizonte após a partida”, contou Augustin Wambersie, o patriarca da família. O grupo, que visita a Bélgica pelo menos uma vez por anos, conseguiu ingressos para assistir apenas um jogo da Bélgica: o duelo contra o Argélia, nesta terça-feira, em Belo Horizonte.

As duas seleções na Copa do Mundo

Bélgica e Argélia fazem sua primeira partida no Mundial nesta terça-feira, no Mineirão. As duas seleções, que se enfrentam pelo grupo H, ainda farão jogos em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Da capital mineira, a seleção da Bélgica segue para o Rio de Janeiro, onde enfrenta a Rússia, no dia 22 de junho. São Paulo será a última parada dos europeus na primeira fase, com o jogo contra a Coreia do Sul, no dia 26.

Já a seleção argelina vai receber a Coreia do Sul, no dia 22 de junho, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Após essa segunda partida, a Argélia seguirá para Curitiba, capital paranaense, onde fará sua última partida da primeira fase da Copa do Mundo, contra a Rússia, no dia 26 de junho.  Uma das duas seleções pode voltar  jogar na capital mineira, caso avancem até a fase semifinal da competição.
 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato