Minas por Região
Copa do Mundo

14h58min - 12 de Março de 2013 Atualizado em 12h53min - 01 de Julho de 2013

Mineirão recebe inspeção da FIFA e do Comitê Organizador Local

Na última visita antes da Copa das Confederações, comitiva avaliou itens operacionais como limpeza, serviços e a tribuna de imprensa

O Mineirão recebeu sua última inspeção conjunta da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) antes da Copa das Confederações nesta terça-feira (12). Cerca de 60 representantes das duas entidades estiveram no local para avaliar itens operacionais em diversas áreas do estádio, como eventos, serviços ao espectador, finanças, limpeza, operações de imprensa, etc.

O secretário de Estado Extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda, reuniu-se com o gerente geral de integração operacional do COL, Tiago Paes, o chefe do escritório da Copa do Mundo da FIFA 2014, Chris Unger, e com demais membros da comitiva. “Essa é a terceira visita de inspeção física da FIFA no Mineirão, agora em um modelo um pouco diferente, com o estádio pronto. Isso é muito bom porque estamos entrando cada vez mais no detalhe operacional da Copa das Confederações”, explicou o secretário.

De acordo com Paes, as adaptações estão sendo planejadas há dois anos. “Vamos adaptar o ‘modo legado’ do estádio, como é hoje, para o modo evento, que é como vai funcionar na Copa das Confederações da FIFA. Serão três meses de muito trabalho”, disse.

Para exemplificar as modificações necessárias no estádio em eventos da FIFA, o representante do COL comentou que a tribuna de imprensa será ampliada para atender à demanda de jornalistas na Copa das Confederações. “O foco da visita são essas adaptações temporárias para atender somente o evento. Inclusive, não faria sentido nenhum o estádio já ter uma tribuna com capacidade para atender 200 pessoas, sendo que em outros eventos a realidade é diferente. Esse é um exemplo do que precisamos checar nestes últimos três meses”, acrescentou.

Cumprimento do prazo é elogiado

O representante da FIFA, Chris Unger, ressaltou a importância de o estádio ter sido entregue dentro do prazo e aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na reforma do novo Mineirão. “Gostaria de agradecer às autoridades municipais, à Secopa e à empresa que administra o estádio, por terem aderido realmente ao cronograma e entregado o estádio dentro do previsto. Isso foi muito importante. Temos tempo suficiente para testar todos os aspectos operacionais do estádio e é importante que surjam problemas durante os eventos e jogos para alertar e corrigir a tempo da Copa das Confederações e, mais tarde, para Copa do Mundo”, destacou o membro da FIFA.

No dia 24 de abril, o Mineirão será palco do amistoso entre Brasil e Chile. De acordo com o secretário, o evento servirá como teste para 2013 e 2014. “Os jogos que ocorreram até agora não seguiram, porque não tinham que seguir, alguns aspectos operacionais. O jogo FIFA tem algumas exigências que serão testadas justamente nesse amistoso. Então, nós teremos oportunidade de observar e corrigir até a Copa das Confederações para se adaptar aos quesitos operacionais exigidos”, destacou Tiago Lacerda.

Nesta quarta-feira (13), a comitiva visitará a Arena Fonte Nova, em Salvador. No sábado, a visita técnica será no Maracanã, no Rio de Janeiro.

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho. A abertura será no Estádio Nacional de Brasília e, a final, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Mineirão será palco de três confrontos: no dia 17, entre Taiti x Nigéria; no dia 22, o duelo será entre México e Japão; e no dia 26 acontecerá a semifinal. Para a compra de ingressos, visite o site www.fifa.com/ingressos

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato